Maio é mês de tangerina. Quais os benefícios nutricionais e formas de consumir?

Tanja, bergamota, mexerica… a tangerina ganha nomes diferentes em cada canto do Brasil. Possui diversos aromas, sabores e formas. Mas o que nunca falta é a característica em comum que agrada o brasileiro: a facilidade em ser descascada e consumida in natura. “Naquele lanche no intervalo entre o café da manhã e almoço, ou até mesmo de sobremesa, a tanja não pode faltar na minha cozinha, gosto muito da praticidade e do sabor”, conta a jornalista maranhense Stella Gonçalves,25, apreciadora da fruta desde a infância. 

Além do sabor inconfundível, a tangerina possui diversos benefícios para a saúde. Segundo o nutricionista do Grupo Mateus, Marcus Cordeiro, a fruta contém grandes quantidades de vitamina A, que atua como auxiliar do sistema imunológico. “Como a tanja tem essa vitamina muito presente, o seu consumo traz uma melhora significativa para o sistema imunológico, além de ser ótima para a qualidade da visão. Estudos recentes também comprovam que há controle de morte celular, ou seja, acaba retardando o envelhecimento”, destaca.

Stella explica que sempre escolhe as tangerinas mais pesadas, firmes e sem sinais de amolecimento no mercado. “Me preocupo em consumir sempre a que estiver com uma casca brilhante e em um tamanho grande, pois acredito que terá ainda mais vitaminas e muito sabor. E gosto de armazenar na parte baixa da geladeira para conservar o maior tempo possível e sempre ter essa opção na minha rotina”, afirma. 

E realmente serão mais nutritivas! A fruta, que é “parente” das laranjas e acerolas, também contém a vitamina C em sua composição, que além de montar uma ótima barreira para o sistema imunológico, controla o colesterol. “Também é uma vitamina que produz colágeno e absorve o ferro no organismo, aquele encontrado em leguminosas como o feijão. Por isso é comum o consumo de laranjas ou tangerinas nas feijoadas. Além de essa combinação ter um sabor excelente, tem uma função nutricional muito importante”, explica o nutricionista. 

Vale destacar, ainda, que dependendo da forma de consumo, é possível absorver totalmente os nutrientes ou nem tanto. Por isso, a maneira mais indicada sempre será a tradicional, descascando e saboreando os gomos da fruta. Mas, o nutricionista cita outras formas interessantes para aproveitar a tangerina. “Sucos são muito bem-vindos, de preferência sem recorrer à adição de açúcar, já que a fruta já é mais adocicada. Ao extrair a polpa, também é possível fazer bolos, pudins e no preparo da tapioca, que além de nutritiva, fica visualmente atraente com a cor laranja”, conta. 

Tangerina alivia a TPM!

E se você sofre com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual, já anota essa dica: a tangerina também é rica em vitamina B6, que atua diretamente em neurotransmissores do sistema nervoso, aliviando as sensações indesejadas desse período para as mulheres, por isso o consumo é totalmente indicado.