Plantão

MA participa de lançamento do Fundo ONU Brasil para a Amazônia.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, representou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, na última quarta-feira (2), em Santarém, no Pará, no evento ‘ONU e Amazônia: parceria para o desenvolvimento sustentável’, organizado conjuntamente pelo Sistema ONU no Brasil e o Governo do Estado do Pará, em nome do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal Brasileira.

Durante o evento, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, aconteceu o lançamento nacional do Fundo ONU Brasil para a Amazônia, que contou ainda com a presença da vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina Mohammed. O atual presidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho, abriu o evento e apresentou uma visão política sobre a importância de ampliar a compreensão global sobre a Amazônia.

A agenda reuniu autoridades do Governo Federal, dos governos dos estados amazônicos, de órgãos diplomáticos, de organismos internacionais e do setor privado, com o objetivo de discutir os esforços conjuntos para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia em benefício das 29 milhões de pessoas que vivem na região.

“O Fundo é muito importante por promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em benefício de milhões de pessoas que vivem na região e o Maranhão é um dos Estados que compõem o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Estarmos aqui, neste lançamento, mostra o compromisso do Governo do Maranhão, em juntar forças em prol do desenvolvimento sustentável amazônico e da valorização das culturas originárias, cuidando de nossas florestas e dos povos tradicionais que lá habitam, trazendo mais qualidade de vida a cada um”, pontuou Bira do Pindaré.

Consórcio Amazônia Legal

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelos estados nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

É uma autarquia, modalidade associação pública, e integra a administração indireta de todos os estados membros. Tem foro no Distrito Federal e seu escritório central funciona em Brasília com núcleos administrativos nos estados associados.

Tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.