O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Má alimentação e os prejuízos para saúde

A correria do dia a dia pode influenciar grande parte da população que acaba não seguindo à risca as recomendações de nutricionistas a terem no mínimo quatro refeições ao longo do dia. O que pode parecer inofensivo, como pular refeições, pode causar problemas de curto e longo prazo para a saúde. 

“Sabemos que, às vezes, pode acontecer de pularmos uma refeição ou outra, mas fazer isso com frequência pode afetar negativamente nossa saúde, podendo gerar deficiência de nutrientes”, pontuou a nutricionista do Sistema Hapvida, Ana Letícia. 

Aos que desejam perder peso de forma saudável, pular as refeições não é uma boa estratégia, afinal de contas, quando você for se alimentar, vai acabar comendo além do recomendado.

“Quando pulamos refeições ficamos com mais fome na próxima, com isso a pessoa pode cometer exageros, optando por alimentos rápidos ou industrializados e com baixa densidade nutritiva”, explicou a especialista. 

Ana Letícia ainda alerta que jejuns mais prolongados não são recomendados, principalmente para pacientes com diabetes, podendo piorar ainda mais o quadro de saúde, “pessoas que sofrem de intestino preso também não devem pular as refeições, pois isso deixará o intestino ainda mais lento”, informou. 

Reorganização alimentar

“Obtenha o hábito de planejar as refeições. Faça um café da manhã nutritivo. Na noite anterior, deixe os alimentos pré-preparados. Prepare um jantar e com as sobras organize o almoço do dia seguinte”, destacou. 

Além disso, mantenha sempre lanches saudáveis prontos, isso pode ajudar quem tem uma rotina corrida. Algumas opções são castanhas, iogurtes, frutas com granola ou aveia, barras de cereal sem açúcar.

“O ideal é termos de quatro a seis refeições ao dia, dentro dessas refeições dar prioridade a alimentos in natura como frutas e verduras, carboidratos complexos (integrais, batata doce, milho, aveia) e proteína (ovos, frango, leite e derivados)”, concluiu a especialista.

Após todas estas dicas e alertas, que tal reorganizar a alimentação e cuidar da saúde?