O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Educação

Local de prova do ENEM: Buscas pelo assunto disparam no Google

O local de realização do ENEM foi divulgado no dia 22 de outubro, pouco menos de duas semanas antes da primeira prova. Com isso, os estudantes já estão atentos às informações para se organizar e evitar o risco de chegar após o fechamento dos portões no dia do exame.

Nesse contexto, as buscas pelo local de prova do ENEM dispararam nos últimos dias, segundo dados do Google. De acordo com informações da plataforma Google Trends, por exemplo, houve um aumento de 1.350% na busca para o termo “local de prova ENEM 2024” nos últimos 90 dias. Vale lembrar que o documento pode ser acessado no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde o cartão de confirmação de inscrição está disponível.

Saber com antecedência onde será realizado o exame é o primeiro passo para evitar imprevistos no dia da prova. Dessa forma, estar preparado evita atrasos e contribui para um melhor desempenho.

Razões para o aumento nas buscas

Com a aproximação do grande dia e a divulgação do cartão com o local de prova do ENEM, é comum que os estudantes busquem informações sobre o exame. Muitos sentem ansiedade e se preocupam com a possibilidade de encontrar o portão fechado antes de conseguir entrar.

Por isso, a organização logística se torna uma prioridade para diversos estudantes, principalmente em cidades menores ou quando a distância é maior. O planejamento inclui definir o transporte, o caminho e o horário de saída de casa.

Outro ponto importante é verificar se houve algum erro na escolha do local de prova. Existe um limite de até 30 km entre a residência do candidato e onde será feito o ENEM. Caso a distância ultrapasse esse limite, o estudante pode solicitar uma nova data.

Preparação emocional e logística para o dia da prova

O preparo emocional do candidato está diretamente ligado ao planejamento para chegar ao local de prova. Afinal, chegar em cima da hora e na correria, mesmo que consiga entrar, já provoca ansiedade e cansaço antes mesmo de iniciar o exame.

Por isso, uma dica é organizar tudo antes do horário para evitar imprevistos. Em relação aos estudos, uma breve revisão no dia não faz mal, desde que não cause atrasos ou ansiedade.

Nesse contexto, manter uma rotina de estudos equilibrada ao longo dos meses de preparação ajuda a garantir que nada falte no dia. Simulados do ENEM são exemplos que dão mais segurança ao candidato, aumentando a confiança para fazer a prova.

Importância de conhecer o local de prova com antecedência

O cartão é divulgado algumas semanas antes exatamente para que os estudantes tenham tempo suficiente para se planejar para as provas, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Assim, o candidato evita atrasos e consegue chegar ao local sem preocupações. O ENEM é um momento que pode impactar a saúde mental em todas as fases, desde a preparação até o grande dia.

Chegar ao exame cansado e com a mente agitada é o que o estudante menos precisa. Além disso, se dedicar tanto durante a preparação e não conseguir chegar a tempo pode ser traumático, inclusive para tentativas futuras.

Vale lembrar que o fechamento dos portões para o ENEM segue o horário oficial de Brasília com tolerância zero para atrasos em todo o território.

Conhecer o local de prova com antecedência pode evitar muitos problemas no dia dos exames, contribuindo para um desempenho e sem imprevistos.

Como acessar o cartão de confirmação do ENEM

O cartão de confirmação do ENEM agora é acessado em formato digital. Ele está disponível na página do participante, portal do INEP vinculado ao governo federal. Para acessá-lo, o candidato deve entrar com gov.br, digitar o CPF, a senha e fazer o login.

Em seguida, o local de prova pode ser consultado no menu à esquerda. Ao clicar no botão, a página exibe o cartão de confirmação, disponível também para impressão. Outra maneira de acessar essas informações é pelo aplicativo oficial do ENEM no celular.

Esse cartão não é um documento obrigatório no dia do exame. Os candidatos só precisam levar um documento de identificação com foto e uma caneta preta de tubo transparente.