Lideranças lojistas realizam evento para desenvolvimento do Varejo
São Luís sediou nessa última terça – feira (09.04) o evento Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), e da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas do Maranhão.
O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, reuniu secretários estaduais, deputados, vereadores, entidades empresariais e presidentes de CDLs maranhenses para discutir questões essenciais do varejo que devem ser incluídas na agenda do poder público.
Na abertura, a presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, lembrou a importância da interlocução da classe empresarial com os governos. “Nesse evento temos a oportunidade de unificar as demandas do varejo e alinhar as estratégias para um diálogo com o poder público, o que deve ser uma ação contínua das nossas entidades”, afirmou.
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, lembrou que a atividade varejista depende de políticas públicas resolutivas: “Sabemos o quanto a infraestrutura pública é indispensável para o desenvolvimento do varejo; por isso, é fundamental trabalhar para termos nossas demandas inseridas na agenda pública”, ressaltou Ribeiro.
O deputado Adriano Sarney, que preside a Frente Parlamentar das MPEs disse que o PP 4.0 fortalece a conexão com o Legislativo: “Esta iniciativa é importante por que traz uma visão mais moderna da relação da iniciativa privada com o poder público, mais transparente. A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa estará sempre de portas abertas para ações como esta, e vamos manter firmes esta parceria com o setor que mais incentiva a criação de emprego e renda no Maranhão”, declarou o parlamentar.
A programação técnica do evento foi coordenada pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais. Ele colocou para apreciação 11 demandas do segmento varejista, relacionadas à infraestrutura pública indispensável para o varejo: “A partir destas propostas será necessária uma ação integrada com o governo para promover de fato um ambiente de negócios que proporcione o desenvolvimento do varejo, colaborando assim, com o desenvolvimento da economia do Estado”, explicou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, lembrou que a instituição, juntamente com os parceiros institucionais, investe na capacitação e fortalecimento das lideranças do varejo: “O objetivo é fazê-las protagonistas desse processo, elaborando propostas de políticas públicas para o setor. Por isso, o Sebrae está investindo, por meio deste convênio, para que a CNDL execute as ações elencadas pela classe empresarial em seus respectivos territórios”, afirmou.
Ao final do encontro, a presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, entregou ao deputado Adriano Sarney um documento contendo as demandas do varejo, com sugestões de ações para integrarem as políticas públicas.
O PP 4.0 está percorrendo todas as regiões do país com uma agenda de encontros de mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.