.

Mais 300 famílias serão beneficiadas em Buriticupu com o Cheque Minha Casa

Além das 300 famílias que receberam cartões do Cheque Minha Casa em Buriticupu na sexta-feira (30) – quando o governador Flávio Dino e o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, cumpriram agenda na cidade -, mais 300 cartões serão entregues ao município, totalizando 600 famílias contempladas pelo programa em Buriticupu. O anúncio foi feito pelo secretário Márcio Jerry.

“Participamos da entrega do Cheque Minha Casa a 300 famílias que foram beneficiadas com R$ 5 mil cada uma. O governador Flávio Dino já autorizou, ao concluirmos essa fase, vamos entregar mais 300 cheques e serão 600 famílias beneficiadas”, destacou. Ele lembrou do impacto econômico para a região, uma vez que as compras são realizadas em estabelecimentos locais credenciados ao programa.

O programa Cheque Minha Casa é destinado para famílias de baixa renda e tem o objetivo de apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de unidades habitacionais já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel. As famílias recebem até R$ 5 mil para os serviços. Os recursos são repassados em parcelas pagas de acordo com o andamento e comprovação da obra. As compras devem ser realizadas em lojas credenciadas, incentivando a economia local.

Maria Dilma dos Santos, beneficiária do programa, enalteceu a iniciativa do governo. “Minha casa está muito deteriorada e, agora, com esse benefício vou poder fazer a reforma. Estou muito feliz por essa ajuda e só tenho a agradecer ao Governo do Estado”, disse.

Com o benefício, Dona Leonita Ferreira irá melhorar a estrutura da casa. “Com o cartão do Cheque Minha Casa vou poder rebocar as paredes de casa e reformar meu banheiro. Ficamos satisfeitos com esse benefício do governo e agradecemos ao governador Flávio Dino”.

De acordo com os critérios do programa Cheque Minha, são priorizadas as famílias com pessoas idosas, portadoras de deficiência, crianças e mulheres chefes de família. A lista dos selecionados em Buriticupu está disponível no site https://chequeminhacasa.secid.ma.gov.br/resultados-2021/.

A entrega dos cartões seguiu todos os protocolos de prevenção ao coronavírus com distanciamento, aferição de temperatura, uso de álcool em gel e máscaras. “O atendimento está sendo feito em local aberto e arejado, com horários agendados e com exigência de distanciamento social”, destacou o coordenador do programa Cheque Minha Casa, Ramiro Esteves.

Outras ações

Acompanhando o governador, o secretário Márcio Jerry participou também de outros investimentos estaduais na cidade como a entrega de 13 quilômetros de asfalto e de uma nova ambulância, viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES); da entrega de 2.773 cestas do programa Comida na Mesa, 43 títulos de Propriedade de Terra e 2 kits de irrigação para a Associação dos Agricultores de Buriticupu (Agricupu).

Durante a agenda, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para implantação da Maratoninha Maker, plataforma de ensino de robótica on-line e capacitação de professores da rede municipal; além de assinatura de acordo para início de capacitação no âmbito do Programa Mais Renda.