Lei estabelece maio como mês de combate ao câncer de boca
O governador Flávio Dino (PSB) sancionou a Lei nº 11.577, originária do PL nº 299/2021, de autoria do deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), que inclui, no Calendário Cívico do Maranhão, o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Boca.
A lei estabelece que o mês de maio será a data de conscientização sobre a doença para alertar a população acerca do problema.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, até 2022, sejam diagnosticados 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe no Brasil. Conforme a estimativa, a maior incidência recai sobre os homens, com algo em torno de 11.180 casos (73,6%); podendo atingir 4.010 mulheres (26,3%).
Complicações
O autor da proposição, Yglésio Moyses, que é médico, esclarece que, ao contrário do que se pensa, o câncer de boca, por si só, não leva um paciente a óbito, mas ocasiona uma série de outras complicações à saúde.
“Por se localizar numa região com alto número de vasos sanguíneos, a probabilidade de metástase é superior a outros tipos de câncer”, explica o parlamentar.