Junho Violeta: Governo inicia campanha de combate à violência contra o idoso

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por intermédio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (SAAS), iniciou a promoção de atividades em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. 

O tema da campanha é “Violência contra a pessoa idosa: é possível prevenir, é necessário superar”, que contará com ações e palestras no Centro de Referência Especializado Regionalizado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), no bairro Cohab, durante todo o mês de junho.

Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, a iniciativa é de suma importância e relevância. “A população idosa perece de cuidados e atenção. Hoje temos o Creaispi, centro especializado no amparo e cuidado daqueles que tanto precisam. Essas são medidas que precisam ser adotadas por todos, evitando a promoção da violência contra pessoas da terceira idade”, afirmou.

O Creaispi, é mais um equipamento do Governo do Estado destinado ao atendimento e cuidado das pessoas idosas. Inaugurado no dia 27 de março, realiza o atendimento às pessoas idosas com consultas médicas de dermatologia e neurologia, sendo coordenado pela Sedes. 

O secretário adjunto de Assistência Social da Sedes, Luiz Borralho, ressaltou a necessidade da campanha. “Nós como membros da sociedade precisamos ter o senso de coletividade e amparar os que mais precisam. A população idosa é negligenciada por parte da comunidade e isso mostra a necessidade de prevenir e identificar situações de violência e abuso. Nós da Sedes estamos criando ações para conscientizar e amparar estes idosos que tanto precisam”, pontuou.

Os eventos contarão com atividades lúdicas, palestras e rodas de debate sobre a referida temática, envolvendo profissionais da saúde, da Sedes, do Creaispi e idosos do local.