Giro de Noticias

Juízas e juiz tomam posse no TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), representado pelo seu presidente, desembargador Paulo Velten, empossou, nessa quarta-feira (10/5), as juízas Josane Araujo Farias Braga e Marcelle Adriane Farias Silva, e o juiz Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, na Comarca da Ilha de São Luís, e a juíza Ana Lucrécia Sodré, na Comarca de Imperatriz.

Durante a solenidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância da promoção para a entrância final, parabenizando as juízas empossadas e o juiz empossado. “Este momento representa a renovação de um compromisso da magistratura, agora como juiz, juíza da Comarca da Ilha de São Luís, com novos desafios e novas metas. Estes colegas são efetivamente comprometidos e qualificados, por isso, esperamos deles uma entrega obstinada ao serviço público. No final, ganham a magistratura, o Poder Judiciário e a sociedade”, pontuou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, enalteceu a trajetória profissional das juízas Josane Braga, Marcelle Farias e Ana Lucrécia Sodré e do juiz Paulo Roberto Brasil, desejando-lhes sucesso. “Estamos extremamente felizes com a chegada destes excelentes magistrados à Comarca da Ilha de São Luís. Estávamos mesmo precisando desta força de trabalho, na capital, para aprimorarmos a Justiça prestada à população”, frisou.

Compareceram à solenidade de posse, no Gabinete da Presidência do TJMA, a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza, os desembargadores José Jorge Figueiredo dos Anjos, Gervásio Protásio dos Santos, Jamil de Miranda Gedeon Neto e Francisco Ronaldo Maciel; a juíza Márcia Cristina Chaves, titular do 3º Juizado Especial Criminal; a juíza auxiliar da Corregedoria, Ticiany Maciel; o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, e o juiz José Augusto Sá Costa Leite, titular da 2ª Vara da Comarca de Rosário; além de familiares dos(as) empossados(as). 

CARREIRA

As juízas Josane Braga, Marcelle Silva e Ana Lucrécia Sodré e o juiz Paulo Roberto Brasil foram promovidos durante a 8ª Sessão Administrativa Extraordinária do Órgão Especial, realizada no dia 10 de maio de 2023. 

A juíza Josane Araujo Farias Braga, titular da 2ª Vara da Comarca de Vitorino Freire, de entrância intermediária, foi promovida, pelo critério de merecimento, para o cargo de juíza auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, de entrância final. Ingressou na magistratura em 2006, inicialmente na comarca de Loreto. Também atuou nas comarcas de Balsas, Coroatá e Vitorino Freire. “Hoje, o sentimento é de gratidão a Deus, a minha família, amigos e a todos que trabalharam comigo até aqui. Sinto que estou no caminho certo. Eu continuo com o mesmo brilho no olhar do início, porém hoje, mais capacitada e mais humana. É gratificante perceber a importância que temos na vida das pessoas, em cada decisão proferida. Trago para São Luís toda uma bagagem de 17 anos de trajetória profissional como magistrada”, disse.

O magistrado Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Timon, de entrância intermediária, foi promovido, por merecimento, para o cargo de juiz auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís. Ingressou na magistratura em 2009, inicialmente, na comarca de Maracaçumé. Atuou também nas comarcas de Coelho Neto e Timon. “Esta promoção é a mais importante da vida de um magistrado, pois significa o retorno para a sua casa, sua família, seus amigos. É também o início de um novo ciclo de um trabalho na capital, que traz novos desafios e, ao mesmo tempo, o encerramento de um outro ciclo, com a sensação de dever cumprido”, afirmou.

A juíza Marcelle Adriane Farias Silva, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Luzia, de entrância intermediária, foi promovida, pelo critério de antiguidade, para assumir o cargo de juíza auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís. A magistrada ingressou na magistratura no ano de 2003. Já atuou nas comarcas de Buriti Bravo, Paulo Ramos e Santa Luzia. “Esta etapa é a realização de um grande sonho, de uma imensa conquista, é um sentimento de que uma etapa se conclui e outra vem pela frente, com novos desafios”, disse.

A juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré ingressou na magistratura no ano de 2006. Atuou nas comarcas de Estreito, Itapecuru, Amarante do Maranhão, Penalva, Montes Altos e Imperatriz. Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz, a juíza foi promovida, pelo critério de antiguidade, permanecendo a pedido na mesma unidade jurisdicional. “Estou muito feliz. Afinal, Imperatriz é a cidade onde nasci, onde tenho família. É muito gratificante poder ser promovida e continuar a carreira, estando em casa, permanecendo ali na Comarca de Imperatriz, desenvolvendo um bom trabalho”, frisou.