O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Judiciário realiza palestra sobre a Lei Maria da Penha em canteiro de obras em São Luís

Como parte das ações do Programa “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano”, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA) realizou uma palestra a operários e operárias no canteiro de obras da construtora Canopus, localizado no bairro Turu, em São Luís. O debate ocorreu no dia 9 de novembro de 2021.

A proposta da ação visa difundir a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). O objetivo é contribuir para mudança de atitudes, pensamentos e comportamentos, conscientizando sobre a responsabilidade de todos e todas para a erradicação desse fenômeno presente em nossa sociedade.

A atividade foi desenvolvida pela assistente social da equipe multidisciplinar da CEMULHER, Josemary Almeida, com a colaboração da estagiária de pedagogia, Caroline Mordentte. A equipe da CEMULHER foi recepcionada pelo técnico em Segurança do Trabalho Walber Mendes.

Participaram do momento cerca de 140 operárias e operários. Durante a atividade, os participantes puderam conhecer aspectos da Lei 11.340/2006 e os tipos de violência que ela abrange, por meio da apresentação de slides e vídeo, que proporcionaram a abertura de espaço para um diálogo bastante positivo, com esclarecimentos de dúvidas e reflexões a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Ao final, foram distribuídas a todos os presentes, cartilhas com informações práticas sobre a Lei Maria da Penha e a rede de proteção à mulher. Os participantes solicitaram, ainda, mais exemplares do material informativo para compartilhar com outras pessoas do seu convívio, oferecendo a sua contribuição para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.