Giro de Noticias

Judiciário participa do projeto Um milhão de árvores

O Poder Judiciário do Maranhão aderiu ao projeto “Um milhão de árvores”, durante a Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica, que acontece até esta sexta-feira (9).

Diversas comarcas do Estado participam da ação de mobilização para o plantio de mudas, em adesão à iniciativa.

O projeto “Um milhão de árvores” – organizado pelo Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão – tem o objetivo de mobilizar poderes públicos, instituições de ensino, sociedade civil, organizações sociais e empresas para a necessidade da recuperação das florestas bem como ações mais efetivas para que haja arborização no Estado, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

A iniciativa foi fomentada pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, presidido pelo desembargador Jorge Rachid.  O setor disponibilizou mudas para plantio das comarcas.

COMARCAS

Aderiram ao projeto “Um milhão de árvores” as comarcas de Bom Jardim, Pio XII, Santa Luzia do Paruá, Zé Doca, Codó, Timon, Buritirana, São Bernardo e Itapecuru-Mirim. Em algumas comarcas, o plantio de mudas aconteceu durante a edição do projeto Justiça de Proximidade, realizada no mês de maio, no período de 23 a 26 de maio.

BOM JARDIM

Participaram da ação, na Comarca de Bom Jardim, durante o projeto Justiça de Proximidade, o juiz titular Flávio Fernandes Gurgel Pinheiro; o servidor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alcione Rodrigues dos Santos; a servidora do Núcleo Socioambiental do TJMA, Vitória Colvara Gomes de Sousa.

PIO XII

Em Pio XII, o projeto contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJMA, José Nilo Ribeiro Filho; do juiz coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Márcio Castro Brandão; do juiz titular da Comarca de Olho d’Água das Cunhãs, respondendo pela Comarca de Pio XII, Caio Davi Medeiros Veras; da servidora do Núcleo Socioambiental do TJMA, Vitória Colvara Gomes de Sousa. A ação também aconteceu durante o projeto Justiça de Proximidade.

SANTA LUZIA DO PARUÁ

Na Comarca de Santa Luzia do Paruá, participaram do projeto o juiz coordenador de Gestão Estratégica e Modernização do TJMA, Márcio Castro Brandão; o secretário judicial José Kennedy Costa de Sousa; o servidor da Divisão de Planejamento da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização (AGEM), Ernane Candeira Machado; e a servidora do Núcleo Socioambiental do TJMA, Vitória Colvara Gomes de Sousa. A também ocorreu durante o projeto Justiça de Proximidade.

ZÉ DOCA

Participaram do projeto, em Zé Doca, a juíza diretora do Fórum da Comarca, Leoneide Delfina Barros Amorim; e a servidora do Núcleo Socioambiental do TJMA, Vitória Colvara Gomes de Sousa. A iniciativa aconteceu durante o projeto Justiça de Proximidade.

CODÓ

Em Codó, a ação foi coordenada pela juíza diretora do Fórum da Comarca, Elaile Silva Carvalho.

TIMON

Na Comarca de Timon, tomaram a frente do projeto o juiz diretor substituto do Fórum da Comarca, Edmilson da Costa Fortes Lima; e a juíza titular da 1ª Vara Cível de Timon, Raquel Araújo Castro Teles de Menezes.

BURITIRANA

Em Buritirana, o plantio de mudas aconteceu durante a instalação de um ponto de inclusão digital do programa “Justiça de Todos”, de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA).

ITAPECURU-MIRIM

Em Itacupecuru-Mirim, foi promvida a 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente – “3ª SEMMEIA”, no período de 5 a 9 de junho. O plantio de mudas foi coordenado pela juíza titular da 2ª Vara da Comarca, Mirella Cezar Freitas.

SÃO BERNARDO

Em São Bernardo, foi realizado um evento na Escola Municipal Maria de Lourdes C. R Serra, onde foi discutido o tema do Combate a Poluição Plástica, bem como feita a adesão ao projeto “Um milhão de árvores”, com plantação de mudas de mangueiras, laranjeiras e Jambeiros.

Foto colorida horizontal mostra uma professora agachada e vários alunos agachados e em pé, plantando uma muda, em São Bernardo.

Foram realizadas atividades pelos alunos e alunas, com idade entre 7 e 10 anos, com apresentação de teatro mudo, leitura de cartazes, confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados e participação na plantação das referidas mudas.

Participaram do evento o prefeito João Igor Vieira Carvalho; o vereador Jaciel da Silva; a juíza titular da Comarca de São Bernardo, Lyanne Pompeu de Sousa Brasil; a secretária de Educação, Raquel Costa Carvalho; a secretária de Meio Ambiente, Isabela Vieira Carvalho.

A partir de tratativas com a magistrada, o Município deu início ao projeto ” Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos”, com o intuito de despertar a conscientização a respeito do meio ambiente e da importância de sua preservação, bem como a necessidade da reciclagem e da coleta seletiva.

A JORNADA

A Jornada da Sustentabilidade 2023: O Judiciário no Combate à Poluição Plástica é promovida pelo Poder Judiciário do Maranhão desde o dia 5 de junho até o dia 9 de junho. O evento faz referência à Semana Nacional do Meio Ambiente, em convergência com o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: “Soluções para a poluição plástica”.

O ciclo de palestras da Jornada da Sustentabilidade 2023 – que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, com juristas e especialistas na área ambiental – foi realizado na Sala das Sessões Plenárias, na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A Jornada foi organizada pelo Núcleo Socioambiental do TJMA, com a parceria da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).