Judiciário participa de posse da nova Diretoria da Fetaema
Em cerimônia realizada na última sexta-feira (19/7), na sede da instituição, no município de São José de Ribamar, a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema) deu posse à presidente para o período 2024/2028, a agricultora Ângela Silva – primeira mulher eleita e reeleita presidente da federação, em 52 anos de história da entidade. O Poder Judiciário foi representado pela coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária, juíza Ariana Saraiva.
A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Carlos Brandão; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale; além de representantes do Município de São Luís, Governo do Estado e Governo Federal, secretarias estaduais e municipais, deputados(as), líderes sindicais e trabalhadores e trabalhadoras da categoria provenientes de mais de 150 municípios do Maranhão.
Ao todo, 28 líderes sindicais de todo o Maranhão tomaram posse na Mesa Diretora, Conselho Fiscal e respectivos Suplementos da Fetaema. A nova diretoria da Fetaema para a gestão 2024-2028 foi eleita durante o 10º Congresso Estadual da Federação, realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2024. A chapa única “Unidade e Luta” foi escolhida com a missão de defender as pautas da Agricultura Familiar no Maranhão, como humanidade, igualdade e justiça.
A presidente empossada, Ângela Silva tem sua trajetória de vida entrelaçada à quebra do coco babaçu, e é reconhecida com uma voz ativa em defesa da classe trabalhadora, principalmente das mulheres, povos tradicionais e territórios rurais.
Para a juíza Ariana Saraiva, a posse da agricultora representa um momento histórico em homenagem a uma mulher que em 52 anos, é a primeira a ser eleita e reconduzida ao cargo. “Na perspectiva de uma categoria tão masculinizada, tão patriarcal, em que o homem é o centro e o responsável, nós temos uma mulher à frente de uma federação de trabalhadores rurais que foi prestigiada por toda sua categoria é de muita importância para todas as mulheres, para que nos orgulhemos, de fato, por sermos mulheres, podemos estar onde nós quisermos”, avaliou.
“Neste novo mandato nós queremos construir cada vez mais um movimento forte, que dialogue com a sociedade, fortaleça a agricultura familiar e valorize o trabalhador e trabalhadora do campo. Tudo isso aliado à defesa do meio ambiente, investimento em novas tecnologias, aumento da regularização fundiária e paz no campo, para que o trabalhador possa produzir sem medo, declarou a presidente empossada, Ângela Silva.
“Queremos contar com o Executivo, Judiciário e Legislativo e estreitar ainda mais as relações e diálogo para que juntos possamos manter e conquistar programas e políticas públicas para quem realmente precisa”, destacou ngela Silva.