Judiciário lança Prêmio TJMA Sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O lançamento do Prêmio TJMA Sustentável será uma das ações do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em alusão, ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho. Em decorrência da Pandemia, pelo novo Coronavírus, o evento será por videoconferência, às 10h, com transmissão ao vivo pelo Youtube (youtube/tjmaoficial). Os participantes deverão acessar a sala de videoconferência pelo link: https://call.lifesizecloud.com/1386818.

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, fará o anúncio dos setores que mais reduziram o consumo de energia e papel A4.

Os critérios para escolha dos homenageados foram pautados na redução do consumo de energia nas unidades jurisdicionais de 1º Grau; na diminuição do consumo de papel nas unidades administrativas e jurisdicionais de 2º Grau; e na promoção de iniciativas individuais e coletivas de magistrados, servidores e funcionários terceirizados que contribuírem para o fortalecimento da Política Socioambiental do Judiciário Maranhense.

A definição das unidades que mais reduziram os consumos teve como base as informações encaminhadas ao Núcleo Socioambiental pelos setores responsáveis pelos dados – Divisões de Análise e Fatura e de Administração de Material.

“Nessa oportunidade faremos o lançamento do prêmio TJMA Sustentável para dar visibilidade às iniciativas espontâneas que demonstram como é possível adotarmos medidas sustentáveis nas rotinas de trabalho do Judiciário do Maranhão”, observou o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJMA, desembargador Jorge Rachid.

As normas e critérios de regulamentação do Prêmio TJMA Sustentável serão estabelecidas pelo Núcleo Socioambiental mediante ato normativo, que será divulgado anualmente, no início de cada período de apuração. Em decorrência da Pandemia, a Portaria com regulamentação dos critérios para 2020 sairá em data oportuna depois do retorno ao trabalho presencial.

A medida está de acordo com a Resolução GP 52020, que visa reconhecer as iniciativas que promovam a adesão de magistrados, servidores e funcionários terceirizados à Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário estadual, conforme a Resolução nº 201/15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Plano de Logística Sustentável do TJMA.

PRÊMIO

Além de promover o envolvimento de magistrados, servidores e funcionários terceirizados à Política de Sustentabilidade adotada pelo TJMA, os objetivos do “Prêmio TJMA Sustentável” são: implementar o uso racional dos bens de consumo e de serviços no ambiente de trabalho; implementar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos; incentivar o uso racional dos bens naturais; divulgar a Política de Sustentabilidade em vigor no âmbito de nossa Corte.

As categorias e os critérios de escolha dos vencedores levarão em consideração os dados encaminhados, mensalmente e anualmente, pelo Núcleo Socioambiental, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).