Judiciário de Codó beneficia 150 casais com casamento comunitário gratuito

Após dez anos desde a última cerimônia, a cidade de Codó assistiu a um casamento comunitário realizado pelo Poder Judiciário, em parceria com a Prefeitura Municipal e o cartório extrajudicial, com a participação de vários juízes celebrantes.

A solenidade beneficiou 150 casais de baixa renda da comunidade, com a isenção no pagamento das custas cartorárias do registro civil para os noivos e noivas que se inscreveram para oficializar a união civil e iniciar a vida em comunhão, por meio do Projeto Casamentos Comunitários.

Os casais e familiares lotaram a quadra da escola Santa Filomena. A maioria se vestiu a caráter para o ato civil, com noivas de branco. Alguns, acompanhados dos filhos.

A solenidade foi iniciada com a entrada dos juízes celebrantes e das autoridades da mesa diretora da cerimônia e dos casais especiais –- mais idosos e o mais jovens -, na quadra decorada com tapete vermelho, flores e plantas ornamentais, e mesa com bolo nupcial, ao som de música ambiente, com saxofonista.

Os desembargadores Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça e Ronaldo Maciel (Tribunal de Justiça do Maranhão); o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros; o prefeito municipal José Francisco Neres, acompanhado da primeira-dama Irene, e o secretário municipal de assistência social, Jorge Pitombeira, compareceram à solenidade e partiicparam da entrega das cetidões aos recém-casados.

“Os casais já vivem essa união e agora, concretizam, por meio da certidão de casamento, a escolha que fizeram, o “sim” que eles deram e o regime de bens”, disse o corregedor-geral da Justiça.

“É um motivo de alegria. Agradecemos a Deus que deu essa oportunidade de estar aqui para celebrar o nosso casamento”, disse um dos noivos. “Estamos juntos há dois anos e agora resolvemos casar”, ressaltou uma noiva.

O prefeito destacou a parceria municipal do Poder Judiciário com o poder público municipal, agradeceu a participação dos envolvidos e parabenizou os noivos, desejando felicidade aos noivos.  

JUÍZES CELEBRANTES

Atuaram como celebrantes na cerimônia, a juíza Flávia da Silva Barçante (3ª Vara de Codó), Carlos Eduardo Mont’alverne (2ª Vara de Codó), Elaile Silva Carvalho (1ª Vara de Codó), Giza Mendonça Benício (2ª Vara Criminal de Caxias), Jorge Leite (2ª Vara Cível de Caxias) e Pablo Carvalho e Moura (Vara Única de Timbiras).

“É uma maneira de o Tribunal de Justiça, junto com o município de Codó, trazer cidadania a essas pessoas. Estávamos esperando para realizar a solenidade civil, com isenção dos emolumentos (taxas cartorárias)”, enfatizou a juíza Elaile Carvalho, titular da 1ª Vara de Codó e integrante do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça.