Giro de Noticias

Ricardo Arruda comemora encerramento do semestre com pauta zerada na Comissão de Educação da Assembleia

Em entrevista ao Jornal Pequeno deste último domingo (9), o presidente da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ricardo Arruda (MDB), ao fazer um balanço dos cinco primeiros meses do seu mandato, falou sobre a elogiada atuação da Comissão. “Encerramos o semestre com a pauta zerada, sem nenhuma matéria legislativa pendente de análise por parte da Comissão. Agora, com a pauta zerada, vamos partir para o planejamento do segundo semestre”, comemorou o deputado.

Protagonista nesta legislatura, a Comissão de Educação tratou de temas importantes, como a retomada de obras inacabadas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos municípios do Maranhão e o enfrentamento da violência nas escolas.

Além disso, também, mediou as tratativas do Governo do Estado e as entidades representativas dos profissionais da educação, para pôr fim à greve que ocorreu no início do ano, auxiliando na construção de um acordo que não comprometeu o orçamento do Estado e garantiu ganhos reais para a categoria.

A Comissão de Educação da Alema realizou o estudo que apontou a realidade das obras paralisadas e inacabadas no Maranhão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Recentemente, o Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Maranhão para o ato de assinatura do “Pacto Nacional Pela Retomada de Obras da Educação Básica”, entre o governo Lula e o governo Carlos Brandão.

O Pacto prevê a conclusão de 609 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas no Maranhão, entre escolas, creches e quadras poliesportivas, em 160 municípios maranhenses.

O deputado vê um cenário novo: “O que se vê de positivo, hoje, é que existe uma política governamental estruturada com esse objetivo. Ou seja, não depende apenas do esforço isolado do gestor. A retomada dessas obras virou prioridade de governo, tanto em nível federal quanto estadual”, ressaltou.