Iprev inicia operação do novo Sistema de Perícias Médicas do Estado

Aproximar e dar mais autonomia ao servidor requerente, dar mais celeridade ao trâmite dos processos que precisam de atendimento pericial, além de garantir comodidade ao servidor, que poderá solicitar o atendimento sem sair de casa. Esses são apenas alguns dos principais objetivos do Sistema de Perícias Médicas, que foi totalmente desenvolvido pela equipe de tecnologia de informação do Iprev e que atenderá a mais de 100 mil servidores públicos estaduais.

Por meio de treinamento por videoconferência aos gestores de setor de Recursos Humanos dos três poderes do Estado do Maranhão, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), treinou 68 servidores que serão os multiplicadores dessa solução tecnológica. Na ocasião, o Iprev apresentou aos servidores o funcionamento do sistema, bem como as principais mudanças e benefícios na gestão de processos advindas da plataforma. O Sistema de Perícias Médicas está disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br). 

O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, destaca que a iniciativa é parte de um conjunto de ações com o objetivo de modernizar e dar celeridade à entrada e gestão de processos no Iprev. “Este é um avanço significativo, que deve ser motivo de muito orgulho para os servidores públicos do Maranhão. Esse sistema é um ambiente intuitivo, agradável, totalmente desenvolvido por nossa equipe e que vai facilitar muito o trabalho de todos, especialmente nos setores de Recursos Humanos”, afirma o presidente. 

Mayco Pinheiro frisa ainda que a plataforma permitirá estabelecer uma base de dados sobre os principais serviços da Perícia Médica. “Dados desse tipo possibilitam que a gente desenvolva políticas públicas voltadas para a prevenção das causas que geram afastamento de servidores, contribuindo para a valorização e preservação da saúde desses profissionais”, explica.

Sistema

A diretora de Perícias Médicas, Lisandra Martins, explica que o sistema permite que o servidor acompanhe todos os passos do seu processo. “A ferramenta já foi muito bem recebida pela equipe do Iprev. Um grande benefício é o fato de o próprio servidor dar entrada e visualizar todas as etapas até o final”, ressalta ela. 

Antes, era preciso que o servidor formalizasse o pedido junto ao RH do órgão em que trabalha e aguardasse até que o processo físico fosse encaminhado ao Iprev e, lá, direcionado à diretoria de Perícias Médicas. Só então os documentos seriam analisados e a data da perícia marcada. Com a plataforma, toda a informação é direcionada imediatamente para a equipe da perícia. A data da avaliação médica é fornecida em até 72 horas após o envio da documentação. 

Como acessar

O Sistema de Perícias Médicas pode ser utilizado para solicitar atendimento pericial em casos como aposentadoria ou reforma por invalidez, licenças para tratamento de saúde e homologação de atestados médicos, entre outros assuntos. O servidor inicia o processo preenchendo um formulário com os seus dados e anexando os documentos necessários.

A lista de benefícios que requerem o atendimento pericial, bem como a lista de documentos necessários em cada caso, está disponível na plataforma. Após análise da documentação, o servidor será avisado, por e-mail, da data e horário da realização da sua perícia. O resultado da avaliação pericial também será encaminhado por e-mail. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (98) 99171 9399 ou pelo e-mail pericia.medica@iprev.ma.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.