.

Iprev apresenta ações de valorização do patrimônio a conselheiros do Confepa

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) apresentou as principais ações de valorização do patrimônio dos servidores estaduais aposentados. As informações compuseram a pauta da reunião ordinária do Conselho Administrativo do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Confepa), realizada na última quinta-feira (24).

Na ocasião, o Iprev divulgou o inventário dos imóveis que compõem o patrimônio do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa). Atualmente, são 33 imóveis, entre edificações e terrenos, distribuídos na capital e em outros 14 municípios maranhenses. Também foi apresentada a Política de Investimentos para o ano de 2023. O documento estabelece diretrizes para a aplicação dos recursos financeiros do Fepa, bem como ações de contingência para proteger o patrimônio em caso de imprevisibilidades financeiras. A política foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Também foram apresentados os principais projetos em curso, como a parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), visando a cessão de equipamentos e apenados em ressocialização, para o trabalho de digitalização dos documentos e processos do instituto; e a regularização da cessão onerosa de imóveis que compõem o fundo e têm, no momento, outra função social.

“É com muito orgulho e alegria que apresentamos esse trabalho, porque ele demonstra a preocupação do governador Carlos Brandão com a preservação do patrimônio dos nossos aposentados”, afirmou o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.

Centro Social

O Iprev também apresentou as ações de revitalização do Centro Social dos Servidores. Com obras reinauguradas em outubro, o espaço conta agora com três quadras de areia, que podem ser utilizadas para esportes como beach tennis, futevôlei e vôlei de praia. A área da piscina e do bosque também foram revitalizadas.

Por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), foi implantado no local o espaço “Bem Estar Melhor Idade”. Por meio dessa iniciativa são oferecidos atendimentos médicos com clínico geral, geriatra, cardiologista e dermatologista, dentre outras especialidades – complementando as atividades físicas, culturais e de lazer desenvolvidas por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).

Saiba mais

Formado por representantes do poder público e dos servidores estaduais, o Confepa é o órgão consultivo e deliberativo acerca da administração dos recursos do Fundo Estadual de Pensões e Aposentadorias (Fepa), que provê os recursos para o pagamento dos benefícios previdenciários.