Investimentos potencializam o setor de turismo e garantem mais qualidade de vida

O ano de 2022 foi marcado por muitos desafios, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. Porém, mesmo com todas as dificuldades, o Governo do Maranhão não deixou de avançar em obras estruturantes nas mais diversas áreas. Um dos setores que mais recebeu avanços foi o do turismo. Obras, parcerias e ações com o intuito de potencializar a qualidade de vida da população marcaram algumas das iniciativas do turismo e serviços correlatos, como saneamento e balneabilidade das praias.

Realizadas por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), as ações buscaram fomentar cada vez mais o setor que, só ao longo de 2022, registrou significativos avanços. Confira algumas dessas iniciativas e a importância de fortalecer um dos setores de mais destaque na gestão estadual.

Ampliação da malha área

São Luís passará a ter, a partir do dia 16, uma conexão área mais rápida com os Estados Unidos. O Aeroporto de São Luís incrementará sua malha aérea com voos que encurtarão a distância, em cerca de cinco horas, entre a capital maranhense e os Estados Unidos, mais precisamente com o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale, em Miami. O voo terá frequência de quatro vezes por semana e sairá do Aeroporto Val de Cans, em Belém. Esse e novos voos reafirmam o compromisso do Governo do Maranhão no processo de ampliação da malha aérea estadual.

A nova opção para chegar aos EUA, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, significa uma economia de tempo, sem que os passageiros precisem se deslocar para grandes aeroportos, como Guarulhos, em São Paulo, ou Galeão, no Rio de Janeiro.

Rota das Emoções

Na primeira semana de setembro, foram inaugurados novos voos pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Barreirinhas e em Imperatriz. A Rota das Emoções ganhou um voo panorâmico que sai do Ceará, passa no Piauí e segue para Barreirinhas e São Luís. No sentido contrário, o voo de volta sai da capital maranhense e cumpre o mesmo trajeto diariamente.

A cidade de Imperatriz voltou a receber voos da Azul; já os trechos com destino a Belém (PA) são realizados às segundas, quartas, sextas e domingos. Outros voos serão anunciados em breve por outras companhias aéreas para a região.

Portais de entrada

O portal de entrada e saída de Barreirinhas, na MA-225, entregue pelo Governo do Estado, possui 11 metros de altura, estrutura em concreto armado e detalhes em revestimento rústico, trazendo elementos que remetem às dunas. O portal tem uma área construída de 3.130,30 m², com 12 vagas para carros, paisagismos com jardins e palmeiras imperiais, novos postes, iluminação pública e rampas de acessibilidade.

Em Tutóia, O Arpoador ganhou um portal de entrada de 10 metros de altura e imagens que remetem à praia, ao kitesurf e às belezas da região. A pérola dos Lençóis, o povoado Cassó (Primeira Cruz), que recebe muitos visitantes, também recebeu um portal de boas-vindas. 

“Este investimento vem para reforçar um dos principais destinos da parte maranhense da Rota das Emoções. Barreirinhas, por ser a cidade mais visitada dessa região, que engloba vários municípios, recebe também um portal de entrada para o polo Lençóis e Delta. A Setur já entregou diversas obras de infraestrutura turística e portais”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos. 

Beira-Rio de Santo Amaro

A Beira-Rio de Santo Amaro é um importante equipamento que fortalece o trade turístico da região e confere lazer aos moradores. A obra da Beira-Rio possui infraestrutura com palco coberto e área livre para a prática de caminhada. Dispõe, ainda, de equipamentos como quadra de areia, espaços de vivência, academia, parquinho, além dos bancos que estão distribuídos ao longo do equipamento, bem como banheiro público e paisagismo. 

Praias mais limpas

O governador Carlos Brandão autorizou um conjunto de investimentos que contribuirão para o aumento da capacidade de coleta e tratamento de esgoto na capital maranhense. A medida garantirá praias próprias para banho e maior qualidade de vida aos ludovicenses.

Além de fortalecer o turismo, o investimento de R$ 45 milhões garantirá mais esporte, mais trabalho e mais renda para a população. Serão construídas quatro novas Estações Elevatórias de Esgoto, duas delas nas bacias dos Rios Bacanga e Anil, e as outras no São Francisco e Vinhais.

O investimento vai aumentar a coleta e tratamento de esgoto em São Luís, beneficiando pessoas de mais de 60 bairros. As mais de 3 mil novas ligações domiciliares e 28 km de rede coletora deixarão as praias mais limpas, garantindo mais lazer e qualidade de vida a todos.  

“Com isso, vamos melhorar toda a balneabilidade na nossa capital. Vamos avançar bastante e deixar as nossas praias saneadas para que possamos oferecer um bom serviço relacionado aos bares, restaurantes, hotéis e, acima de tudo, atender bem ao nosso povo e aos turistas”, afirmou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.