Investimentos do Governo do Estado promovem o desenvolvimento em Balsas
Educação, infraestrutura, saúde, assistência social e um amplo conjunto de medidas do Governo do Estado, que vêm melhorando as condições de vida da população, em Balsas. A gestão reforça a marca registrada de um trabalho que alcança os que mais necessitam e promove o desenvolvimento da cidade. Os investimentos continuam, com realizações que atendem demandas antigas das comunidades.
A nova unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), novo Centro de Hemodiálise, novo campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e novo asfalto em ruas e estradas são algumas das obras do Governo do Maranhão, em andamento no município. Os serviços somam a outros já concluídos, como o Restaurante Popular, o Parque Centenário de Balsas e o Hospital Macrorregional do município.
No IEMA, os alunos já saem com o ensino médio completo e uma profissão. A unidade em Balsas terá salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório e outras instalações. Obras no novo campus da UEMA na cidade, com melhorias na sede atual. O prédio já recebeu novo mobiliário com poltronas no auditório, além da reforma de sala de aula e ampliação da UEMA NET.
Para retorno seguro do ano letivo de 2021, o Governo realizou melhorias nas escolas, garantiu a implantação das medidas sanitárias nas unidades e ofertou novas vagas na rede. A pré-matrícula para estudantes da 1ª série do Ensino Médio e Ensino Fundamental, em escolas de tempo parcial, somaram mais de três mil oportunidades em Balsas, com inscrições online, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Modalidades de Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos se deram diretamente nas escolas.
“O Governo do Maranhão tem focado na qualidade do ensino na rede estadual e sendo parceiro das prefeituras, para fortalecer nossa educação pública. Seguimos, levando em frente a missão de transformar a escola pública e oferecer verdadeiras garantias de aprendizado e futuro aos nossos estudantes”, frisou o secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão.
Infraestrutura
A ponte São Félix, sobre o Rio Balsas, está com serviços em ritmo acelerado. A estrutura de 185 metros de extensão e 10 metros de largura é o acesso de Balsas às demais cidades do sul do Estado, por isso, é uma obra simbólica para a população. A ponte vai facilitar a mobilidade, o acesso dos moradores a bens e serviços, escoamento da produção, além de reduzir custos com deslocamento. Com a ponte, além da balsa, a população terá mais opção de travessia.
Diversas frentes de trabalho do Mais Asfalto, em Balsas, melhoram vias da região. Na MA-007, obras do povoado Ouro ao Km 50 e do KM 50 ao povoado Batavo – somando 135 quilômetros de novo asfalto. Na MA-006, os serviços vão de Arame a Grajaú; Grajaú a Formosa da Serra Negra; e Formosa da Serra Negra a Fortaleza dos Nogueiras – interligando as cidades. De Balsas a Tasso Fragoso também são realizados serviços. Além de aquecer a economia com melhores condições de escoamento da produção, a nova pavimentação garantem o ir e vir dos moradores.
“O Governo do Estado promove investimentos em obras de grande impacto social, que abrangem todas as cidades do Maranhão, desde 2015. Balsas está nesta lista. Há, em andamento e concluídas, diversas ações do governo na região, em áreas de grande interesse social. Todas com o objetivo de trazer desenvolvimento, crescimento e melhorar a vida das comunidades”, ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.
Saúde
O Centro de Hemodiálise da cidade está com obras em fase final e ao ser entregue, vai ampliar a assistência aos pacientes renais crônicos na região e mais 13 municípios. A equipe de profissionais conta com médico nefrologista, enfermeiro nefrologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem. A unidade vai reduzir o deslocamento de pacientes a outros municípios e funcionar em três turnos, de segunda a sábado. A capacidade é para atender até 60 pessoas por dia.
O Hospital Macrorregional de Balsas contabiliza mais de 1 milhão de atendimentos e é referência para 13 municípios da região. O serviço inclui atendimentos na área da atenção materno-infantil, reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pela marca de 365 dias sem registro de morte materna. Com o trabalho do hospital, reduziu em 70% o número destes casos na região. A unidade também oferece assistência em hemodiálise a pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), inclusive, aos diagnosticados com a Covid-19.
Assistência Social
Em atividade e atendendo milhares de balsenses e região, o Restaurante Popular do município já serviu mais de 232 mil pratos. São mil refeições servidas diariamente, no valor de R$ 3. Além de alimentação orientada por nutricionistas e em acordo com o potencial do município, o Restaurante Popular movimenta a economia local, adquirindo 30% dos alimentos da agricultura familiar.
Segurança
A cidade conta com o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Fica na BR-230, no bairro Potosí. São 31 profissionais com funcionamento 24 horas por dia. O administrativo funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, para retirada de licenças de edificações e outros. A unidade tem ainda parceria com a prefeitura, colocando servidores civis na parte administrativa e de vigilância.
Lazer
A cidade ganhou espaço para lazer, convivência e esportes com a revitalização do Parque Centenário de Balsas, pelo Governo do Estado. O local é, ao mesmo tempo, cartão-postal da região, área de preservação da fauna e flora, além de permitir pesquisas científicas e turismo. Localizado às margens da rodovia Transamazônica, o parque possui quadras poliesportivas, brinquedos infantis, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, ciclovia, área para skate e espaços de descanso e contemplação.
Após ser reformada pelo Governo, a Praça da Catedral voltou a ser ponto de referência para o lazer em Balsas. É também um dos complexos religiosos mais expressivos do Maranhão. A obra gera ainda emprego e renda para moradores. Foi fundada por missionários combonianos da Igreja Católica Romana – São Daniel Comboni. A comunidade se estabeleceu em Balsas no ano de 1952, e em 1958, foi lançada a pedra fundamental para construção da catedral.