Instituto TIM apresenta startups de universitários em feira para investidores-anjo

Uma cadeira inteligente que corrige a má postura em meio à adoção frequente do home office, um app que identifica o uso excessivo de redes sociais e um sistema de bioimpressão de tecidos para utilização em testes clínicos. Esses são alguns dos projetos que participarão da Feira de Investimentos do Academic Working Capital (AWC), que acontece neste sábado (10), das 9h às 14h. O evento – que pela primeira vez será transmitido online – conclui a sexta edição do programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM.

Ao longo dos últimos 10 meses, o Instituto TIM estimulou, por meio de mentorias e workshops, universitários em fase final de graduação a transformarem seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em serviços, startups de base tecnológica ou produto pronto para conquistar o mercado. O AWC colaborou, nos últimos cinco anos, na criação de 50 startups e beneficiou mais de 400 estudantes. Esta edição contou com a participação de 60 universitários.

“Esta edição do AWC foi um marco para o Instituto TIM. Por meio da tecnologia, que conectou a todos durante a pandemia, conseguimos cumprir com o nosso objetivo de incentivar o empreendedorismo nas universidades. Temos uma abordagem única no universo dos programas de fomento, atuando junto a estudantes que sequer imaginariam transformar o TCC em uma empresa, os estimulando a investir em uma carreira dinâmica e com oportunidades baseadas no seu próprio talento”, conta Mario Girasole, Presidente do Instituto TIM.

A Feira de Investimentos vai permitir aos participantes do AWC apresentarem as suas soluções inovadoras para potenciais investidores-anjo em formato de “pitch”, recebendo feedbacks de uma banca composta pelos executivos da TIM, Alexandre Dal Forno, Head de Marketing Corporativo & IoT, e Janilson Bezerra, Head de Innovation & Business Development, além de Andrea Resende, Executiva de Impacto de Desenvolvimento na Kunimi; Diogo Dutra, sócio-diretor da CAOS Focado; Fábio Zoop, investidor-anjo na GVAngels; Fernanda da Silveira Joia, Diretora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas; e Thiago Matsumoto, sócio e CMO da Atlantic Hub. Os estudantes assistirão ainda a uma palestra de Maurício Vilar, CEO da Tembici, startup responsável por sistemas de bicicletas compartilhadas.


Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação). Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos. Para mais informações: institutotim.org.br.