Inscrições abertas para o VI Café Internacional da UEMA

Estão abertas as inscrições para o VI Café Internacional da UEMA, evento promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Superintendência de Relações Internacionais. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de julho, de modo virtual, na plataforma de eventos do UEMAnet (eventos.uemanet.net).

O objetivo do Café é discutir e capacitar a comunidade acadêmica sobre temáticas de internacionalização. As atividades do Café Internacional estão alinhadas com o Plano de Internacionalização da UEMA, fortalecendo os objetivos previstos no documento. O Café será, ainda, combustível para as ações do Bacharelado em Relações Internacionais, nova graduação da universidade, e da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da IES.

No evento, também serão realizados workshops temáticos alinhados aos ODS, organizados por professores da UEMA, com a participação de professores de instituições internacionais. Para isso, a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fomentará debates incluindo a esfera local e nacional.

Importantes associações e instituições de Relações Internacionais estarão presentes, incluindo: Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais, Associação Brasileira de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais, Instituto de Relações Internacionais e Defesa e Escola Nacional de Formação em Relações Internacionais.

No dia 19 de julho, abertura do evento, estarão presentes o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor Walter Canales; o superintendente de Relações Internacionais, Thales Passos de Andrade; o presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais, Carlos Rifan; o secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva; o secretário adjunto da SEPE, Geraldo Cunha Carvalho Junior; e o vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) e assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas da Unesp, José Celso Freire Junior.

Também estarão presentes representantes de instituições e programas, como: Organização das Nações Unidas, Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Brasil), Iniciativa Latino-Americana para Internacionalização da Educação Superior (INILAT), dentre outras.