Inova Maranhão inicia seleção de 100 projetos inovadores inscritos no Eixo Universidade

Após série de capacitações, workshops e mentorias online com os participantes do Eixo Universidades do Programa Inova Maranhão, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que executa o programa, inicia a terceira fase de seleção de projetos inovadores, na qual serão escolhidas 100 equipes, cada uma recebendo investimento de R$ 52.850,00. 

A abordagem adotada pelo Inova Maranhão Eixo Universidade propõe incentivo à Ciência Empreendedora, ajudando pesquisadores a transpor a barreira do mercado e levando descobertas inovadoras para a sociedade, por meio de negócios formulados com base científica. 

Essa vertente do Inova Maranhão é fruto do edital do Programa Centelha, lançado no final do ano passado pela Secti, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e apoio de Instituições de Ensino Superior (IES). 

Na fase anterior, durante 58 dias, cerca de 200 ideias criativas inscritas contaram com formação online sobre a estruturação de modelo de negócio. Além das mentorias contínuas sobre os caminhos de crescimento de negócios de base científica, os projetos do Edital Centelha contam com orientação jurídica e entram em contato com parceiros estratégicos para a consolidação do negócio.    

Iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), no Maranhão o Programa Centelha fomenta a geração de negócios inovadores, gerados a partir da integração entre as comunidades acadêmica, empresarial e de novos empreendedores.

Os projetos agora serão submetidos a uma avaliação para entrar na fase 3 do edital. Dos 100 selecionados nessa nova fase, 27 propostas serão escolhidas em triagem posterior, com fomento de cerca de R$ 25 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *