Inova MA Educação: Jovens apresentam modelos de negócio em evento virtual

Competitividade, inovação e espírito empreendedor não faltaram durante o Demoday Inova, Galera!. Realizado no último dia 10 de maio, o evento de inovação marcou o encerramento da primeira edição on-line do projeto executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no âmbito do Programa Inova Maranhão eixo Educação.

Em um evento transmitido ao vivo pelas redes sociais, jovens da Rede Pública de Ensino do Maranhão apresentaram seus modelos de negócio desenvolvidos a partir da capacitação de professores e alunos por meio de aulas expositivas, palestras e mentorias na modalidade on-line e gamificada.

Dez equipes apresentaram pitchs – uma apresentação concisa para despertar o interesse pelo assunto – de até dez minutos para uma banca avaliadora composta pela equipe do Programa Inova Maranhão e convidados com experiência em empreendedorismo e inovação.

“O Demoday foi uma experiência muito enriquecedora para todos. Estudantes de Ensino Médio puderam vivenciar o mesmo processo de incubação e aceleração que é utilizado pelo eixo Inova Maranhão Startups que é reconhecido pelo sucesso e êxito”, ressaltou o secretário da Secti, Davi Telles.

Foram apresentados projetos com temáticas relacionadas à educação, saúde, negócios, social e sustentabilidade. Participaram das sete semanas de capacitação, estudantes de São Luís, Pindaré-Mirim, Brejo, Cururupu, Balsas e Paço do Lumiar.

“O Inova, Galera! é uma ação que busca estimular nos jovens o gosto pela inovação e empreendedorismo. Durante a capacitação, nós ensinamos para professores e alunos conceitos importantes para quem busca ingressar no caminho do empreendedorismo”, destacou Gabriela Rodrigues, coordenadora do projeto.

Ao longo de um mês e meio, 50 estudantes e 10 professores participam de workshops, palestras, mentorias, além de outras atividades que trabalham conceitos de inovação, negócios que geram valor, métodos de validação de ideias e de negócios, tecnologias, dentre outros.

A edição 2021.1 do projeto foi a primeira realizada totalmente on-line. As equipes receberam incentivo e suporte para o desenvolvimento de pensamento voltado para a solução de problemas por meio de uma startup.

“Com o Inova, Galera! nós buscamos dar aos nossos jovens conhecimento para que eles possam executar os seus projetos, para que eles saibam qual caminho devem seguir para montar o seu negócio de forma eficiente. Além disso, nós incentivamos eles a apostarem mais na criatividade, capacidade inventiva para construção de um negócio de base tecnológica”, enfatizou o superintendente de Inovação da Secti, Leandro Franco.

Competição

O desafio dos participantes foi desenvolver um modelo de negócio, uma solução para um problema. As três equipes mais bem avaliadas foram: em primeiro lugar a Educa Sinais, em segundo lugar a Tech Botics e em terceiro lugar a Save You.

A Educa Sinais é uma plataforma de ensino à distância exclusiva para estudantes surdos. Ela oferece ensino de libras e português, além de cursos técnicos em diferentes áreas do conhecimento. A equipe é composta por estudantes do IEMA – São Luís.

A Tech Botics é plataforma gamificada para o ensino de robótica de forma lúdica e divertida. O objetivo é ensinar robótica de forma descomplicada com kits educacionais de baixo custo. A equipe é composta por estudantes do IEMA – Pindaré-Mirim.

A Save You é um aplicativo que conecta doadores de sangue, fornecendo informações como: compatibilidade, localização dos pontos de doação, informações educativas, etc. A equipe é composta por estudantes do Centro Educa Mais Professora Maria  Pinho.

Os estudantes foram premiados com smartphones, “kits inova” e kit de livros para cada componente.