.

Inaugurado primeiro casarão reformado pelo Programa Adote um Casarão

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), inaugurou no sábado (12) um casarão localizado na Rua da Estrela, 163, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel foi totalmente restaurado e, agora, é a nova sede do Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã. 

A ação faz parte do programa Adote um Casarão, que é uma estratégia do programa Nosso Centro que identifica, por meio de editais, pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

O Nosso Centro tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de São Luís, aliado à preservação do patrimônio.

“O Mandingueiros do Amanhã está de casa nova e linda. Realizamos a inauguração do casarão que recebeu ampla reforma estrutural e arquitetônica através do programa Nosso Centro/Adote um Casarão do Governo do Estado. É uma honra representar o governador Flávio Dino nesta entrega fortemente marcada por nossa cultura. Aqui, nesse prédio, temos o passado, presente e futuro entrelaçados”, disse o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry. 

O primeiro piso do casarão foi projetado para a realização das oficinas, atividades culturais e educativas. O imóvel terá, ainda, uma lanchonete e uma lojinha para venda de artigos dos grupos. No segundo pavimento foram instaladas salas multimídia e de informática, uma brinquedoteca e um estúdio de gravação.

Kleber Umbelino Lopes Filho (Mestre Bamba) e Valdira Barros são os idealizadores do Centro Mandingueiros do Amanhã. Eles trabalham, desde 1996, para concretizar esse sonho. Há 25 anos, oferecem, de forma gratuita, serviços culturais e educacionais a crianças e jovens da área central de São Luís, ampliando, depois, para quilombos do interior do Maranhão.

“Nós começamos na Madre Deus dando aula para as crianças na rua, pois não tínhamos um espaço. Depois viemos para o Centro Histórico, na Rua Portugal, e, agora, por meio do Adote um Casarão, conseguimos com grande êxito ter um espaço para desenvolvermos nossas atividades com tranquilidade. É um reconhecimento do Governo do Estado e da Secid ao Mandingueiros. Hoje temos uma casa confortável para receber os filhos do quilombo”, disse Mestre Bamba. 

Valdira Barros, coordenadora do Mandingueiros do Amanhã, pontuou que a inauguração do casarão é a realização de um sonho. “Essa nova sede do Mandingueiros é a realização de um sonho nosso. Agora, temos a garantia, com um termo de concessão do prédio, para desenvolvermos nossas atividades e planejamento”. 

Adote um Casarão

É um programa que faz parte de uma estratégia do Nosso Centro, do Governo do Estado, executado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio.

As adoções são feitas por meio de editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

Nosso Centro

Maior pacote de obras e investimentos na região central de São Luís, o Programa Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o centro da cidade de São Luís como espaço democrático.