Inaugurado o primeiro Centro de Referência da Pessoa Idosa do Maranhão

Entregue pelo governador Flávio Dino no domingo (27), em São Luís, o primeiro Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão. O Creaispi será coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). O equipamento fica em São Luís, onde funcionava o Centro Social Urbano (CSU) do bairro da Cohab, e funcionará de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.

O centro destina-se a pessoas idosas a partir dos 60 anos, residentes nos municípios São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, que apresentem na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), perdas cognitivas, funcionais, problemas sociais, ou grandes Síndromes Geriátricas, que necessitam de abordagem multidisciplinar especializada.

Durante solenidade de entrega, o governador Flávio Dino reforçou a importância do Centro para a garantia dos direitos da pessoa idosa. “Esse equipamento é muito importante para a população idosa. Aqui neste espaço a população idosa contará com serviços de saúde, assistência social e direitos humanos”, pontuou o governador.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, pontuou a importância do equipamento para a população idoso da Grande Ilha. “Dia histórico, a entrega do Centro de Referência da Pessoa Idosa de São Luís, será composto por um conjunto de instituições que garantem a defesa dos direitos da pessoa idosa como a Defensoria, Promotoria e Delegacia do Idoso, não existe um equipamento igual em todo o Brasil. Mais uma vez o estado na vanguarda dos serviços e desenvolvimento social”, destacou a secretária da Sedes, Larissa Abdalla.

Sobre o Centro

O Creaispi será composto por equipe interinstitucional, com o funcionamento de diversos órgãos no referido Centro com a oferta do atendimento direto, sendo: Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de  Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Defensoria Pública do Estado; Ministério Público do Estado, representada pelas Promotorias de Justiça Especializadas da Pessoa Idosa a 16ª promotoria; Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pela Delegacia do Idoso; Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz/MA, sendo responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) a coordenação do Creaispi.