Inaugurado novo casarão no Centro Histórico de São Luís

A inauguração, na quarta-feira (11), de um prédio, na Rua da Estrela, nº 472, no Centro Histórico de São Luís, pelo Governo do Maranhão, consolida o sucesso do Adote um Casarão, um eixo do Programa Nosso Centro, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No imóvel vai funcionar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da TVN e outros setores da empresa de telecomunicações. Foi por meio do Adote um Casarão que prédio foi reformado. 

Esse é o segundo casarão que foi revitalizado por meio da estratégia Adote um Casarão, em parceria com a iniciativa privada. O objetivo do programa do Governo do Estado é ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, que são de propriedade do Estado, com atividades que promovam o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável da região central, aliado à preservação do patrimônio.

O governador Flávio Dino destacou a parceria entre os setores público e privado para valorizar o patrimônio histórico. “Além desse, temos mais sete em execução e nós temos execuções diretas do Governo do Estado; também temos parceria com a empresa Vale. Certamente, até o final do ano, teremos aproximadamente 20 prédios históricos que serão requalificados e ocupados para usos governamentais, institucionais, comerciais e também residenciais. A próxima inauguração, no aniversário de São Luís, é de um prédio para uso residencial – beneficiando dezenas de famílias que passarão a morar no Centro de São Luís”. 

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, pontuou, na cerimônia de inauguração, que o programa Nosso Centro preserva e valoriza o Patrimônio Histórico de São Luís.  

“O Adote um Casarão é uma ação muito oportuna e estratégica que faz com voltemos os olhos para a importância de todo esse monumento que temos em nossa cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Além desta, temos outras tantas obras no Centro Histórico de São Luís. Estão sendo executadas 12 obras importantes, e isso faz com que a gente tenha uma avaliação positiva dessa iniciativa do governador, Flávio Dino, ao lançar o Nosso Centro. De parabéns essa parceria do Governo do Maranhão com a TVN, através desse tão importante programa”, ressaltou Márcio Jerry.

A arquitetura do novo prédio une o antigo e moderno, levando pesquisa, tecnologia e desenvolvimento para essa região do Centro. O diretor da TVN, Augusto Diniz, enfatizou que esse é o primeiro casarão inaugurado pelo programa na área de tecnologia. 

“Temos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e um Call Center muito moderno para atuar atendendo nossos clientes. E esse é o intuito da TVN: estabelecer contato com a academia e com o Governo para estimular o Centro de Pesquisa e o Desenvolvimento do Centro. Acreditamos que esse conceito de modernidade e antigo tem tudo a ver com a história da nossa cidade. Estamos felizes de estar aqui sendo segundo casarão entregue dentro do programa Nosso Centro e o primeiro da área de tecnologia”, afirmou o diretor. 

Projeto da obra

O Casarão da Rua da Estrela recebeu uma moderna estrutura metálica e de vidro, em formato hexagonal, com espaços interligados por rampas. O objetivo da arquitetura foi apresentar um convívio harmônico entre a história e a contemporaneidade; as divisórias de vidro permitem que os usuários e visitantes estejam estimulados a fazer uma imersão no futuro em meio a elementos estruturais do passado.

Foram realizados os serviços de restauração com a recuperação da cobertura, esquadrias, pisos, paredes e fachadas, dentre outros elementos arquitetônicos e suas consecutivas instalações.

Entre os ambientes, há uma recepção compartilhada entre os ocupantes do prédio com telões e computadores, sala de atendimento, sala de treinamento para 35 pessoas, entre outras divisórias. E, ainda, uma sala de descompressão, que é um ambiente para ser usado nos intervalos entre o período de trabalho, estimulando as relações interpessoais entre a equipe. O P&D será uma sala para a geração de tecnologias na área de telecomunicação, aprimoramento de processos e de desenvolvimento de softwares.

O investimento na restauração desta parte do casarão foi de R$ 2,5 milhões. Ao entrar em funcionamento, o projeto da TVN começará com área de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo com a geração de emprego e renda, circulação de pessoas e valorização da região. Com o novo prédio, a previsão é de que sejam criados 50 empregos diretos e cerca de 200 clientes por dia.

A segunda fase da revitalização prevê abrigar a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que instalará, no local, atividades de pós-graduação na área de Ciência da Computação.

Adote um Casarão

Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado, executado pela Secid. Faz parte de um programa mais amplo, o Nosso Centro, que reúne ações de diversos setores do Governo do Estado. 
O programa disponibiliza, por meio de editais, 14 imóveis pertencentes à administração pública estadual, instalados no Centro Histórico de São Luís, que estejam sendo ociosos ou subutilizados.

O adotante, em contrapartida, deve revitalizar, manter o imóvel e fazer uso, exclusivo, para as atividades indicadas no contrato. O tempo de uso por parte do adotante varia de acordo com o edital e atividade proposta.

O programa foi criado pelo governador Flávio Dino, em 2019, e tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural.