.

IMESC lança 7ª edição da Enciclopédia dos Municípios Maranhenses com o tema Tocantins Maranhense

A Região de Desenvolvimento do Tocantins Maranhense é o tema da mais recente edição da “Enciclopédia dos Municípios Maranhenses”, projeto desenvolvido pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). A enciclopédia está em sua 7ª edição e foi lançada nesta sexta-feira (19).

“A enciclopédia está disponível a toda comunidade acadêmica, docente e discente, pesquisadores e gestores públicos e privados e demais interessados e traz informações capazes de subsidiar o planejamento de ações que propicie traçar diagnósticos e prognósticos dessa parte significativa do território maranhense”, ressalta o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

A publicação apresenta uma série de temáticas como símbolos municipais, processo de ocupação, caracterização física, economia, população, saúde, educação, espaço urbano e rural, cultura, turismo, transporte, além de diversificadas particularidades próprias de cada município.

A enciclopédia destaca as particularidades dos municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque e Vila Nova dos Martírios.

A região está distribuída em uma área de 25.916,614 km² e possui uma população, estimada em 2020, de 543.672 habitantes, com densidade demográfica de 20,98 hab./km² e PIB de R$ 10.295,58 bilhões em 2018. A economia da região resulta, principalmente, da pecuária voltada à produção de carne, couro e leite, assim como à produção de papel e extração de madeira, oriunda principalmente do eucalipto, além de comércio diversificado.

Confira a enciclopédia na íntegra, clicando no link: https://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/enciclopedia-dos-municipios/423