Iguaíba acompanha com expectativa avanço da construção de ponte na comunidade

Mesmo com o período chuvoso, as equipes que trabalham na construção da Ponte Boca Rica, no Iguaíba, seguem com os serviços. A obra é do Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), e tem parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar.

Recentemente foi feita uma limpeza nas laterais do muro e está sendo executada a moldagem das ferragens e das formas das alas, que são estruturas laminares para contenção dos aterros de acesso. “Ainda este mês será iniciado o processo de içamento das vigas”, afirma o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. 

Outro processo que também está em execução é o de cura do concreto das vigas longarinas. “Cada viga demora 24 dias nesta etapa”, explica o presidente da AGEM. 

Estrutura

A Ponte Boca Rica terá medidas de 12m x 5,5m. Está sendo construída em concreto armado, com guarda-corpo nos dois lados, ou seja, muretas de proteção para pedestres, também em concreto, com altura de um (01) metro. 

A ponte irá permitir a travessia sobre o Rio Grande com a segurança necessária, visto que esse trajeto era feito por meio de uma estrutura frágil construída pelos próprios moradores utilizando troncos de árvores e elementos metálicos inadequados.

Atualmente, entretanto, esta travessia está sendo feita por meio de uma estrutura em madeira provisória, mas com total segurança. “Trata-se de uma área em que há bastante circulação de pessoas, então foi primordial que fosse disponibilizada uma estrutura para essa passagem”, finaliza Lívio Corrêa.