IEMA e Vale entregam novo conjunto de laboratórios no IEMA Pleno Itaqui-Bacanga

O IEMA Pleno Itaqui-Bacanga recebeu, nesta terça-feira (30), mais um bloco do conjunto de laboratórios técnicos que serão utilizados durante os três anos de formação integral e profissionalizante. Os estudantes foram beneficiados com os laboratórios temáticos do Eixo de Infraestrutura para aulas práticas no Curso Técnico em Portos e no Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Estes laboratórios vão se juntar ao conjunto de equipamentos já inaugurados e que abrange o Laboratório de Automação; Laboratório de Ensaios Mecânicos e Materiais; Laboratório de Eletroeletrônica e Instalações Elétricas; Laboratório de Soldagem; Laboratório de Mecânica e Laboratório de Informática para Internet, doados pela Vale.

A cerimônia de inauguração dos laboratórios contou com a presença de alunos, professores, representantes da comunidade Itaqui-Bacanga, técnicos da Vale, representantes da Fundação Sousândrade, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membros da diretoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Para o diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, os equipamentos possibilitam uma experiência prática aos estudantes. “Um futuro profissional melhor e mais arrojado se vislumbra para os alunos com a possibilidade de participar dos cursos técnicos que oferecem um aparato em equipamentos e oportunidade de experimentar a prática a partir da construção de protótipos”, declarou.

O subsecretário de Educação, Danilo Moreira, enfatizou a importância da formação técnica para os estudantes. “O Maranhão tem muito a ganhar e em muito pouco tempo vai poder usufruir da formação desta mão-de-obra especial e qualificada”, disse.

A aquisição dos laboratórios é resultado de uma parceria entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com a empresa Vale (Projeto Vale Profissionalizante), Fundação Sousândrade e com a Seduc. Além da Unidade Plena Itaqui-Bacanga, o projeto beneficia também as Unidades Plenas de Santa Inês e São Luís Centro, com 15 cursos técnicos e 12 espaços de laboratórios para atender 1.600 alunos do Ensino Médio e instrumentalizando 105 professores que participaram ativamente do ensino, pesquisa e práticas experimentais que serão desenvolvidas no âmbito dos laboratórios.

A parceria tem importância fundamental para garantir a ampliação da oferta de vagas em cursos de formação profissional em diversos níveis de ensino e especializações, oferecendo oportunidades de participação ativa de jovens e adultos maranhenses no desenvolvimento econômico e sustentável local.