IEL-MA e CREA Jr-MA realizam ação da Campanha “Janeiro Branco” com Jovens Aprendizes

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), em parceria com o Programa CREA Jr-MA, promoveu palestra em alusão à Campanha “Janeiro Branco”, direcionada aos alunos do Programa IEL Jovem Aprendiz.

Com o estresse causado pelo isolamento social nos últimos anos, os índices de ansiedade aumentaram. As incertezas sobre o futuro cresceram, principalmente para os jovens. Durante o encontro, a psicóloga Márcia Santos explorou a temática “O Jovem e o Medo do Futuro”, incentivando-os a nutrirem a saúde mental para enfrentar o desconhecido com resiliência e esperança. Ela destacou que o cuidado com a saúde mental não apenas aprimora a vida pessoal, mas também fortalece as relações sociais, incluindo o ambiente profissional. “A atenção à saúde mental não se limita a um único mês. Ela se estende ao longo do ano, construindo uma qualidade de vida sustentável”, afirmou a psicóloga.

Os jovens são mais suscetíveis às mudanças, pois na fase de transição da adolescência para a vida adulta as cobranças são muito grandes e quaisquer acontecimentos como mudança de escola ou de cidade, busca pelo primeiro emprego ou separação dos pais podem desencadear um desequilíbrio emocional, resultando em doenças como depressão, transtorno de ansiedade e distúrbio de pânico.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2023 mostram que houve um aumento significativo de doenças relacionadas à saúde mental da população, principalmente entre crianças e adolescentes. Cerca de um bilhão de pessoas sofre de transtornos psicológicos no mundo e 14% deste número são adolescentes. Dentro desta estatística, quase 80% vivem sem nenhum tratamento ou acompanhamento psicológico.

Para a Jovem Aprendiz Laryssa Cunha, a palestra esclareceu dúvidas e abriu caminho para novas perspectivas. “Temos preocupações nesse início de carreira, nesse início de vida no mercado de trabalho. Então quem está saindo do ensino médio, fazendo vestibular ou está na faculdade, tem essas dúvidas sobre que espaço nós vamos ocupar, que carreiras nós vamos seguir. Foi ótimo poder tirar nossas dúvidas, nossas incertezas sobre a vida adulta, sobre o mercado de trabalho, sobre as carreiras, ou sobre aquilo que a gente vai escolher para ser nosso daqui para frente, que lugar nós vamos ocupar”, ressaltou.

A coordenadora de Projetos do CREA Jr-MA, Kaline Carvalho, falou sobre a parceria com o IEL-MA. “A saúde mental precisa ser tratada independente da faixa etária. Os jovens muitas vezes se sentem perdidos e precisam de apoio e conhecimento sobre esse assunto. Com o IEL-MA trouxemos uma psicóloga para abordar o tema e esclarecer dúvidas”, destacou.

Segundo a supervisora pedagógica do Programa IEL Jovem Aprendiz, Lohanne Santos, o Instituto trabalha temáticas que ajudem o jovem aprendiz a se tornar um grande profissional. “Um bom colaborador vai muito além das qualificações profissionais. Ele precisa estar bem de corpo e mente. Por isso, a importância de realizar ações que motivem e cuidem desses jovens. Agradecemos a parceria realizada com o CREA Jr-MA e esperamos continuar contribuindo com o futuro desses jovens”, afirmou.