Idosos assistidos pelo Governo do MA fazem passeio ao circo
Este sábado (30) foi muito especial para os idosos atendidos pelo Solar do Outono, instituição de longa permanência de idosos (ILPI) mantida pelo Governo do Maranhão. É que eles tiveram contato com o mundo mágico do circo. O momento lúdico e de muita emoção faz parte das políticas desenvolvidas pela instituição para garantir a integração social e manter o bem-estar dos seus moradores.
O passeio aconteceu no fim da tarde, no Circo Americano, que está de passagem por São Luís. Os idosos puderam conferir de perto todo o espetáculo e as apresentações de trapezistas, equilibristas, acrobatas, motocross, globo da morte, pêndulo, palhaços entre outras, o que garantiu muita alegria e descontração.
O diretor do Solar do Outono, Glécio Sandro Silva, falou da importância da atividade para os idosos. “Esses momentos de interação em que eles saem do solar e vão para outros locais como o circo faz com que eles revivam sua juventude e traz para eles o conforto, a alegria, a felicidade e a esperança de continuarem bem. Além disso, por meio do Solar do Outono, o Governo do Maranhão mantém essa política de acolhimento dos idosos que não têm condições de se manter”, informou.
Esta foi a primeira vez que Ivanilde Rocha Coelho foi a ao circo. Ela ficou maravilhada com tudo que assistiu. “Foi uma delícia. Foi tudo lindo. Eu amei demais. Eu nunca tinha visto nada disso e adorei. Eu estou impressionada. Se eu pudesse, traria minha família toda comigo”, disse.
A ida dos idosos ao circo contou com o apoio do Travessia, programa do Governo do Maranhão que garante transporte seguro e gratuito para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idoso e pessoas hipossuficientes.
Sobre a instituição
Em São Luís, 40 idosos são assistidos pelo Solar do Outono, instituição compromissada com a terceira idade, principalmente com aqueles que não tem seus direitos garantidos e cuidados adequados. A instituição é ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).
O Solar do Outono possui farmácia, enfermaria, salas de equipe técnica, salas de administração, recepção, cozinha, refeitório, duas praças internas, banheiros coletivos para funcionários, banheiro para visitantes, almoxarifados, cozinha para funcionários, lavanderia, rouparia, oito quartos com banheiros adaptados para os acolhidos, além de duas áreas externas pavimentadas.
O equipamento conta com cerca de 100 funcionários, entre eles médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, tecnólogos de alimentos e demais da área administrativa.