IBGE: economia do Maranhão é a que mais cresce no Nordeste

O PIB do Maranhão foi o que mais cresceu no ano de 2018 no Nordeste, de acordo com estudo do IBGE divulgado nesta sexta-feira (13). O PIB é a soma das riquezas de um Estado, país ou cidade, ou seja, representa o tamanho da economia.

O ano de 2018 é o mais recente divulgado até agora pelo IBGE, do governo federal. O PIB dos Estados é calculado sempre depois do nacional, por questões técnicas. Por isso essa diferença na liberação dos dados. O de 2019 será divulgado no ano que vem. 

De acordo com o IBGE, a economia maranhense cresceu 2,9% em 2018, a maior alta em todo o Nordeste. E também acima da média do Brasil, que ficou em 1,8%. 

Esse é o segundo ano seguido em que o PIB do Maranhão se destaca nacionalmente. Em 2017, a economia maranhense tinha crescido quatro vezes mais que a nacional. 

Fatores

Segundo o IBGE, em 2018, “contribuíram para o desempenho da economia maranhense em 2018 os crescimentos em volume verificados na Indústria e nos Serviços”. 

“Entre as atividades da Indústria, Indústrias de Transformação apresentou o maior crescimento (9,2%) em relação ano anterior, com destaque para os segmentos de metalurgia e fabricação de celulose”, acrescenta o instituto. 

“Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que apresentou variação em volume de 5,9%, foi uma das atividades que mais contribuiu para o crescimento dos Serviços.”

Desempenho do Nordeste em 2018

Maranhão +2,9%
Bahia +2,3%
Piauí +2,1%
Pernambuco +1,9%
Rio Grande do Norte + 1,8%
Ceará +1,4%
Paraíba +1,1%
Alagoas +1,1%
Sergipe -1,8%