HU-UFMA promove mutirão com 40 cirurgias oftalmológicas nesta quinta-feira (1º)
São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) realizará, nesta quinta-feira (1º), o Ebserh em Ação, um mutirão com a realização de 40 cirurgias oftalmológicas. Os procedimentos incluem tratamento cirúrgico de pterígio e facoemulsificações com implante de lente intraocular dobrável.
A iniciativa é liderada nacionalmente pela Ebserh, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e busca reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, além de desenvolver ações para o fortalecimento do Programa Mais Acesso à Especialistas (PMAE).
Diferente de um mutirão com atendimento por demanda espontânea, esta etapa será voltada exclusivamente para pacientes previamente cadastrados, que já estavam na fila de espera do HU-UFMA/Ebserh e foram agendados com antecedência.
Segundo o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito, a expectativa é de que a ação “contribua significativamente para reduzir o tempo de espera, minimizar complicações associadas à demora no atendimento e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida dos usuários”.
A ação faz parte de um cronograma contínuo de esforços do HU-UFMA/Ebserh para otimizar o atendimento cirúrgico e garantir mais acesso à saúde pública de qualidade.
Saiba mais
Em linhas gerais, o pterígio se refere ao crescimento de tecido fibrovascular na conjuntiva, a membrana transparente que cobre a parte branca do olho, que pode se estender para a córnea. Já a facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais comum para tratar a catarata.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.