Plantão

HTO São Luís implanta programa Tele-UTI e reforça atendimento aos pacientes graves com acompanhamento do Hospital Sírio-Libanês.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de São Luís, pertencente à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa), segue com ações que promovem melhorias contínuas e fortalecem o trabalho de excelência prestado à população. E foi para aprimorar ainda mais os seus serviços que o HTO implantou, em parceria com o Governo Federal e o Hospital Sírio-Libanês, um programa de telemedicina voltado para o acompanhamento de pacientes internados em leitos da Unidade de Terapia Intensiva.

O Tele-UTI é um projeto de educação continuada do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi), do Sistema Único de Saúde (SUS). “A ação se baseia nas melhores práticas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva para estimular o desenvolvimento de protocolos e linhas de cuidados que impactem na melhoria das rotinas de trabalho e, consequentemente, na assistência aos pacientes críticos e seus familiares”, explica a diretora administrativa do HTO, Luana Barata.  

O programa Tele-UTI é voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que formam a equipe multiprofissional responsável pelo acompanhamento da UTI. 

“O foco é a capacitação da nossa equipe por meio da troca de experiência com os profissionais do Sírio-Libanês, uma das instituições de saúde mais renomadas do país, visando melhorar cada vez mais os serviços de saúde à população, conforme orientação do governador Carlos Brandão”, ressaltou Luana Barata.

Troca de experiência

As atividades Tele-UTI no Hospital de Traumatologia e Ortopedia de São Luís tiveram início na primeira semana de fevereiro. A visita presencial da equipe do Sírio-Libanês à unidade hospitalar do Governo do Maranhão marcou o começo do programa. A partir de então, o acompanhamento passou a ser à distância, por meio de uma sala virtual. Os encontros remotos ou rounds, como são denominadas as reuniões virtuais, são realizados diariamente. Na ocasião, as equipes multiprofissionais dos dois hospitais debatem e avaliam o quadro clínico de cada paciente.

Os encontros ocorrem às 9h, com o suporte de um computador. De um lado da tela, estão os médicos intensivistas e plantonistas do HTO e demais integrantes da equipe multiprofissional do hospital – em média 11 profissionais. Do outro, médico intensivista, enfermeiro e fisioterapeuta do Sírio-Libanês. 

“Esse projeto proporciona uma troca de experiência importante e produtiva, tornando as condutas no ambiente da UTI mais dinâmicas. Durante o nosso encontro, que tem duração de uma hora, discutimos, caso a caso, o quadro dos pacientes, uniformizamos os protocolos, apresentamos soluções, enfim, é um momento de muito aprendizado. O HTO já tem um atendimento muito bom e, com certeza, vai melhorar ainda mais com o Tele-UTI”, afirmou o médico Christiano Nunes. 

A enfermeira Rosinete Ferreira, coordenadora da UTI do Hospital de Traumatologia e Ortopedia, destacou os benefícios do programa. “O Tele-UTI traz ganhos importantes para a saúde pública do Maranhão, na medida em que contribui para a capacitação dos profissionais, bem como para a otimização da recuperação do paciente, reduzindo o seu tempo de permanência na UTI”, explicou.    

Plataforma de telemedicina

A fim de melhorar o acompanhamento dos pacientes, além dos encontros diários, a equipe do Tele-UTI conta com o suporte da plataforma de telemedicina do Hospital Sírio-Libanês, onde ficam registrados todas as informações e rotinas acerca dos pacientes graves da unidade hospitalar assistida são informados.   

Hospital de Referência

Referência pelo atendimento de excelência, o HTO São Luís é exclusivo para a prestação de serviços médicos de alta complexidade nas áreas de traumatologia e ortopedia.  

Com 44 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, o HTO é o segundo entre os hospitais públicos do Maranhão (o primeiro é Hospital Macrorregional de Timon) a contar com a assistência do Sírio-Libanês por meio do programa Tele-UTI. A instituição hospitalar paulista é um dos mais importantes centros de medicina do país, referência na América Latina.