Hospital Dr. Carlos Macieira recebe equipe do Todos pela Saúde

Nesta semana, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, recebeu representantes de hospitais e maternidades estaduais e a equipe do projeto Todos pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco para apoiar o combate ao novo coronavírus no Brasil. O HCM segue sendo uma das unidades estaduais de saúde de atendimento a casos de Covid-19 no Maranhão.

Além de profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira, o primeiro encontro realizado na quarta-feira (17) contou com a presença de diretores e representantes de unidades como o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), o Hospital Dr. Genésio Rêgo e a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), e dos consultores do projeto, Emerson Matos e Rafael Nicolaidis.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Acqua firmaram parceria com o projeto desenvolvido pelo banco com apoio de diversas instituições de saúde, incluindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa tem como objetivo colaborar no enfrentamento ao novo coronavírus e seus efeitos.

“O Todos pela Saúde tem objetivo de mitigar os efeitos da pandemia por meio de treinamento com ferramentas de gestão, apoio a iniciativas de comunicação (campanhas) e através de doação de equipamentos”, explicou o médico Rafael Nicolaidis, consultor do projeto pelo Hospital Sírio-Libanês.

O projeto é desenvolvido em todos os estados brasileiros. Essa é a segunda visita da equipe ao Maranhão que, inicialmente, visitou as unidades de saúde para criar gabinetes de crise e fortalecer aqueles que já existiam. “Os hospitais do Maranhão têm apresentado bons resultados por terem sido bastante receptivos ao uso das ferramentas de gestão e também pela articulação com os hospitais de referência, os macrorregionais”, disse o consultor.

Todos pela Saúde

O Itaú direcionou R$ 1 bilhão para financiar as atividades do Todos pela Saúde. Os recursos aportados são administrados por um grupo de especialistas liderado pelo médico Paulo Chapchap, doutor em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo e diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês. Esta equipe define as ações a serem financiadas, de forma que as decisões estratégicas sejam respaldadas por premissas técnicas e científicas.

Em seu primeiro mês de atividades, várias ações já foram realizadas, entre elas a compra de 90 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs), 20 milhões de máscaras de pano e a instalação de gabinetes de crise em todo o Brasil.