Governo vistoria obra de bloquetamento na Ponta do São Francisco, em São Luís

O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, vistoriou na manhã desta quinta-feira (8) a obra de bloquetamento ao longo da Avenida Ferreira Gullar, no bairro São Francisco, em São Luís. A construção dos blocos e a pavimentação da área são realizadas por internos do Sistema Penitenciário do Maranhão, em uma parceria entre as secretarias. A intervenção integra o conjunto de obras do Plano de Urbanização do Projeto PAC Rio Anil. 

A ação urbanística está sendo realizada por setores. No Setor 3E, onde os internos estão trabalhando, já foram concluídos os serviços de construção de uma praça com iluminação, equipamentos de ginástica, caramanchões para lazer, mobiliário urbano e paisagismo, além de um espaço onde será instalada uma unidade do Sorrir, projeto criado pelo governador Flávio Dino para ampliar o acesso da população maranhense a serviços odontológicos.

“Já estamos com a praça em fase de conclusão e esta obra vem complementar. É um trabalho muito importante, que tem valor fundamental para a comunidade e também para a ressocialização dos detentos da Penitenciária do Maranhão. É uma parceria que vai se estender para outros bairros de São Luís e dezenas de cidades do nosso estado”, disse o secretário Márcio Jerry que, na vistoria, esteve acompanhado do titular da pasta da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Murilo Andrade. 

O trabalho com os internos tem o objetivo de intensificar os serviços dando, assim, celeridade à obra. “Estamos trabalhando em forma de mutirão. Dessa forma, todos ganham, a população de São Luís e os internos que estão trabalhando. Aqui, estamos realizando o calçamento da praça, que vai melhorar a paisagem urbanística do São Francisco, acabando com um lixão. É uma parceria de extrema importância”, destacou Andrade. 

Para Valdecir Oliveira, que mora há mais de 10 anos na região, a urbanização vai garantir diversos benefícios. “Vai trazer mais saúde, pois não tínhamos local para fazer caminhada e, agora, graças ao Governo do Maranhão, vamos ter um espaço adequado até mesmo para atividades físicas”, frisou. 

PAC

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, implantado durante a gestão do ex-presidente Lula, tem o objetivo de garantir melhoria da qualidade de vida e lazer da população.

Como parte do PAC, a obra na Ponta do São Francisco consiste na construção de equipamentos coletivos públicos em continuidade ao projeto do Residencial José Chagas, que foi entregue pelo Governo do Estado no ano passado.