Geral

Governo realiza programação cultural na comemoração dos 42 anos do bairro João de Deus, em São Luís

O João de Deus, bairro tradicional de São Luís, comemorou 42 anos de fundação e o Governo do Maranhão esteve presente levando uma ampla programação cultural para a população.

O governador Carlos Brandão prestigiou as comemorações. “É com muita alegria que a gente comemora os 42 anos do João de Deus, um bairro de gente trabalhadora que só precisa da mão amiga do governo. E o governo já trouxe muitos benefícios como o Restaurante Popular, a pavimentação de ruas, distribuímos peixe na Semana Santa e muitas outras ações. A população do João de Deus pode ter certeza que o Governo do Maranhão está ao lado dela”, afirmou.

A vereadora Fátima Araújo destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal de São Luís. “A nossa parceria já é antiga e vem apenas se fortalecendo. Hoje, nosso bairro tem 90% das ruas asfaltadas graças ao mutirão do Mais Asfalto que fizemos em parceria com o governo. A população do nosso bairro é muito grata por todas as obras e os incentivos que o governo traz”, disse.

Festa para a população

Para comemorar os 42 anos do João de Deus, o governo estadual reuniu a população do bairro em três grandes shows na Praça da Juventude. A noite começou com Diel França e teve ainda as apresentações da banda Forró Sacode e de Bruno Shinoda.

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, ressaltou que além de garantir lazer para a população, as comemorações geraram renda para as famílias do bairro. “Incentivar a cultura nos bairros é fundamental e necessário, pois geramos renda e fortalecemos a economia por meio das ações da Secma. E vamos, no São João, ampliar esse trabalho aqui no bairro e em todo o estado”, informou.

E a população aprovou a festa. Jaime Dias Silva, morador do bairro há 12 anos, gostou da organização. “A gente vê que teve muito cuidado na organização. Tem policiamento, a comunidade pode trabalhar, vendendo comida e bebida. Está de parabéns”, comentou.

Já Wedison de Sá Melônio gostou da programação. “É uma programação muito boa, com artistas que a população gosta”, contou.

Ações do Governo do Estado

O bairro de João de Deus já foi contemplado com diversas obras e ações do Governo do Estado. Além de pavimentação por meio do programa Mais Asfalto, que garante mais mobilidade para a população, o bairro recebeu uma quadra poliesportiva coberta para a prática de esportes e atividades de lazer.

O bairro tem também um Restaurante Popular que serve 2 mil refeições diárias, levando alimento de qualidade a famílias de baixa renda. A segurança pública é fortalecida com um posto policial.

Durante as comemorações dos 42 anos do bairro, mais de 300 famílias puderam tirar uma renda extra com o cadastramento para venda de comida, bebida e outros itens.

João de Deus

O bairro João de Deus, localizado na Zona Norte de São Luís, foi fundado em 21 de abril de 1981, sendo um dos mais populosos da capital. É formado por um complexo de aproximadamente 30 comunidades, tendo um centro comercial bastante desenvolvido, além de ser rico em diversidade cultural e esportiva.

O local tem esse nome em homenagem ao papa João Paulo II, que era chamado de João de Deus, e veio ao Brasil três vezes. A primeira foi em 1980, um ano antes da fundação do bairro.