Governo promove treinamento de profissionais do Hospital de Lago da Pedra

Com o objetivo de garantir atendimento padronizado aos pacientes internados em decorrência da Covid-19, o Governo do Estado promoveu, durante cinco dias, um treinamento com 153 profissionais que atuam no Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra. A capacitação englobou as equipes assistenciais e os profissionais dos setores administrativos.

“Nossa intenção é manter nossas equipes sempre prontas para prestar a melhor assistência possível às pessoas diagnosticadas com a doença, de modo especial as que precisarem do atendimento hospitalar. O treinamento é prova do compromisso que a gestão estadual tem com a Saúde Pública enquanto prioridade e necessidade vital, ainda mais em cenário de pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O treinamento foi finalizado nesta quarta-feira (10), mas as capacitações continuarão sendo conduzidas pelos médicos Leandro Araújo e Fábio Bonieck, e também pela enfermeira Patrícia Helen, supervisores de setores no hospital e responsáveis por manter as equipes sempre em atualização.

Participaram da capacitação, conduzida pelo setor de gestão de qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares do Maranhão (Emserh), profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, maqueiros, auxiliares de hotelaria e recepcionistas.

Entre as orientações ministradas, estão: normas e rotinas, segurança do paciente, paramentação e desparamentação da equipe da linha de frente, lavagem das mãos, ventilação mecânica, reanimação cardiopulmonar e manuseio de equipamentos.

“Dessa forma, vamos oferecer um serviço de qualidade aos pacientes que serão assistidos pela nossa unidade”, destacou a enfermeira intensivista, Patrícia Helen Abreu Silva.

Estrutura

Inaugurado nessa segunda-feira (8), o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge conta com 25 leitos clínicos e cinco de UTI, reforçando a assistência em toda a região. Com a inauguração da unidade na última semana, o Maranhão chegou a mais de 1.700 leitos exclusivos para casos da Covid-19.

Além do suporte para internação, o Hospital Regional Dr. Rubens Jorge também conta com atendimento ambulatorial voltado aos pacientes diagnosticados com quadro leve da Covid-19. O serviço oferece tratamento com direito a exames de sangue e de imagem, dispensação de medicação, que também ajudará no monitoramento dos pacientes evitando agravamentos e possíveis internações.