Governo promove encontro de profissionais de saúde sobre os desafios dos cuidados intersetoriais em Saúde Mental

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o 7º Encontro da Rede de Atenção Psicossocial do Maranhão, trazendo como tema “Perspectivas e Desafios do Cuidado Intersetorial em Saúde Mental”. Seguindo as orientações sanitárias de distanciamento social, o evento será todo realizado de modo virtual, através da plataforma Google Meet, será voltado a profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social e Judiciário. 

“Trata-se de um grande desafio, inclusive por conta do cenário de aumento de sofrimento mental em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus. Além disso, o evento servirá para discutirmos formas e estratégias para efetivar o cuidado aos usuários do SUS, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial do Maranhão”, disse a chefe do Departamento de Saúde Mental da SES, Isabelle Moraes Rêgo.

O evento conta com conferências com os temas “Perspectivas e Desafios do Cuidado Intersetorial em Saúde Mental” e “A Pandemia da Covid e seus impactos para a Saúde Mental”, além da discussão sobre a assistência a partir da Política Nacional de Pessoas Privadas de Liberdade e da Política de Saúde Mental de Pessoas em Conflito com a Lei. 

Durante a troca de experiências, os participantes poderão debater sobre o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Território, através de minicurso. Os profissionais debaterão ainda sobre os temas “O cuidado com o usuário de drogas frente a remanicomização” e “O aumento do adoecimento mental em crianças e adolescentes: o enfrentamento em diversos cenários de encarceramento”. 

A participação no evento é gratuita e o link para entrar na sala virtual será disponibilizado horas antes da mesa de abertura, no dia 15 de dezembro.