Governo promove aula inaugural do curso on-line “Vacinação contra a Covid-19 no Maranhão”

O Governo do Estado realizou, nesta segunda-feira (25), a aula inaugural do curso on-line “Vacinação contra a Covid-19 no Maranhão”. O curso é desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) e a aula inaugural foi transmitida via YouTube e teve como tema “Desafios da gestão do SUS para vacinação contra Covid-19”.

O evento on-line contou com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula; do assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano; e da chefe do Departamento de Saúde Global da Universidade de Harvard, Márcia Castro. Mais de 700 profissionais inscritos também participaram da aula inaugural do curso, voltado a profissionais de saúde de todo o país.

“Temos, através deste curso, a oportunidade de compartilhar o conhecimento e levar aos profissionais de saúde informações importantes sobre a vacinação contra a Covid-19. Essa é uma luta de todos nós. Quanto mais estivermos preparados para o combate, mais chance teremos de vencer”, disse Carlos Lula.

Durante a exposição, o assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, observou ser importante relembrar outras medidas de prevenção. “Mesmo iniciando a vacinação, outras orientações precisam continuar sendo seguidas, como por exemplo o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscara. O cuidado que cada um tem que ter com o próximo vai continuar sendo fundamental”, pontuou.

Para a chefe do Departamento de Saúde Global da Universidade de Harvard, Márcia Castro, quanto mais informações houver, melhor será para a população. “O Brasil tem um legado histórico fantástico quanto à vacinação. Se olharmos para tudo que o Programa Nacional de Imunização conquistou ao longo dessas décadas, perceberemos que isso torna o nosso país único. Hoje em dia, a Fiocruz e o Butantan produzem a maioria das vacinas distribuídas em território nacional, onde milhões e milhões de doses são distribuídas de graça sem custo algum para a população”, destacou.

Outro ponto que ganhou destaque na aula inaugural foi a incorporação da rede de saúde no plano de vacinação contra a Covid-19. Sobre isso, o papel da Atenção Básica, por meio da Estratégia de Saúde da Família, foi indicado como de fundamental importância para a organização das melhores estratégias, uma vez que os agentes ligados a este setor no SUS conhecem de perto a população de risco e quem mais precisa receber dose do imunizante.

Curso On-line

Entre os temas que serão abordados no curso “Vacinação contra a Covid-19 no Maranhão” estão o Programa Nacional de Imunizações e o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19; os Sistemas de Informação; e a campanha de vacinação para Covid-19: informação e educação em saúde. Todos os participantes terão acesso ao conteúdo por meio de videoaulas e apostila digital na plataforma da ESP.

A plataforma dispõe, ainda, de recursos de acessibilidade, com tradução automática para Linguagem Brasileira de Sinais, fontes para disléxicos, daltônicos e de baixa visão. A plataforma dispõe, ainda, de recursos de acessibilidade, com tradução automática para Linguagem Brasileira de Sinais, fontes para disléxicos, daltônicos e de baixa visão.

O curso é aberto a profissionais de todo o país e, além de profissionais do Maranhão, já conta com inscritos de estados como Piauí, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. O curso fica disponível por tempo ainda indeterminado, por isso as inscrições podem continuar sendo realizadas através da plataforma da ESP https://escola.saude.ma.gov.br/.