Governo pode liberar FGTS para compra de carro zero em 2023; proposta está em tramitação 

O governo pode liberar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição de veículos novos em 2023. Há um projeto de lei que está em análise e deve demorar ainda um pouco até ser votado em plenário. A proposta tem como objetivo reaquecer o mercado automotivo. O presidente Lula também anunciou a meta da volta dos carros populares também para incentivar a cadeia industrial.

O Chile já adotou a mesma medida de poder usar o FGTS para a compra de carro zero quilômetro. Isso gerou um aumento significativo nas vendas de veículos no país. No entanto, a proposta no Brasil ainda está em fase de análise e não é possível prever se será confirmada e implementada pelo governo. É preciso aguardar a possível liberação.

O FGTS atualmente pode ser usado para a compra de imóvel residencial, seja novo, usado, em construção ou até na planta. O saldo do FGTS também pode ser usado para quitar ou abater o saldo devedor de um financiamento habitacional. É possível ainda utilizar o fundo para o tratamento de doenças graves do trabalhador ou de algum dependente como câncer, AIDS e insuficiência renal crônica. O trabalhador pode ainda receber o FGTS em demissão por justa causa.

O uso do FGTS para a aquisição de carros novos seria uma nova possibilidade para o trabalhador. Enquanto seria possível que as pessoas circulassem com um carro novo com o uso do fundo, a indústria automobilística se recuperaria da crise causada pela pandemia. A desaceleração da demanda fez com que as fábricas se forçassem a dar férias coletivas para seus funcionários.

O Brasil visa renovar sua frota e esse tipo de incentivo ajudaria nessa direção. Ao passo que a medida tem apoio para movimentar a economia, outros pensam na direção contrária já que o intuito do FGTS é facilitar a compra da casa própria e não um bem como um automóvel que se desvaloriza com o tempo. Caso a medida seja aprovada, caberá ao trabalhador decidir suas prioridades para o uso do fundo.

Existem também alternativas para conseguir comprar um veículo que caiba no bolso. Para economizar, vale entender como funciona comprar carros de leilão. Adquirir um veículo dessa forma é uma oportunidade que envolve diversas etapas. Antes de tudo, é preciso encontrar um leilão de automóveis, depois pesquisar e inspecionar o veículo, registrar-se e fornecer documentos assim como estabelecer um limite para o lance para evitar altos gastos. Caso vença o leilão, é só seguir as instruções do leiloeiro para fazer o pagamento e depois fazer a transferência de propriedade do veículo.