O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Governo leva Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para unidades da rede estadual de saúde e shoppings da capital

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), levou, neste sábado (19), a vacinação para shoppings da capital e unidades da rede estadual de saúde. As ações fazem parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde e que acontece em postos de saúde por todo o Maranhão. O objetivo é incentivar a atualização da carteirinha vacinal da população em geral, bem como de crianças e adolescentes de até 15 anos.

“A campanha está ofertando vacinas que fazem parte do calendário vacinal para que a população seja imunizada, e assim vejamos também a melhoria dos nossos indicadores. Os públicos prioritários têm sido as crianças menores de 15 anos, justamente por ser a faixa etária na qual temos constatado a maior queda na cobertura vacinal. É na fase da infância que somos protegidos contra o maior número de agravos, enquanto que na fase adulta aplicamos o reforço”, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos.

Para a ação, foram disponibilizadas vacinas que protegem contra as seguintes doenças: Hepatite B, Tríplice Viral, Poliomielite Oral, HPV; dT, Febre Amarela; Hepatite A; Pentavalente; DTP; Poliomielite (VIP); Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica C; Meningocócica ACWY e Varicela; além das doses contra a Influenza e a Covid-19 (Bivalente, CoronaVac, Pfizer, Janssen, Pfizer pediátrica, Baby Pfizer).

Além das Unidades Básicas de Saúde, a vacinação do Dia D aconteceu nos shoppings Passeio (Cohatrac), Pátio Norte (Estrada de São José de Ribamar) e da Ilha (Maranhão Novo). A mobilização também foi realizada nas Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, e no Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

A jovem Giulia Ferreira, de 10 anos, foi acompanhada do pai, Agnaldo Ferreira, receber a dose contra gripe no stand instalado no Shopping da Ilha. “Eu achei tudo muito tranquilo. Todas as crianças deveriam vir se vacinar. Pode vir sempre porque não dói nada”, comentou.

“Já estávamos sabendo do stand, resolvemos vacinar, algo que ela gosta e sempre está atenta para não deixar faltar nenhuma”, acrescentou o senhor Agnaldo.

Quem também aproveitou o sábado para atualizar o esquema de vacinação foi o jovem Hugo Henrique Azevedo, de 12 anos. “Hoje eu tomei vacina contra Gripe, HPV e Meningite. Para mim, vacina representa saúde e prevenção. Espero que eu seja exemplo para que outras pessoas façam o mesmo”, frisou.

A mãe de Hugo, Fabiana Azevedo, aproveitou a oportunidade e, também, se vacinou contra Gripe. “Eu acho a iniciativa do ponto de vacinação dentro do shopping muito boa. Por eu trabalhar com vendas, acabo que passo a semana sem ter muito tempo, e ele também não consegue por causa das atividades da escola. Então é algo que facilita muito para todos nós, principalmente para nós os pais”, complementou.

Segue a Campanha

A Campanha Nacional de Multivacinação no Maranhão continua até o próximo dia 26 de agosto. Na Rede Estadual, os pais poderão levar seus filhos nos pontos instalados nas Policlínicas Vinhais, das 8h às 13h, e Cidade Operária e Vila Luizão, das 8h às 17h, e o Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, também das 8h às 17h; além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas em todos os 217 municípios.

Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES, Mayrlan Avelar, o objetivo é alcançar quem mais precisa. “Vivemos uma retração com relação ao acesso aos serviços básicos de saúde, na qual a Imunização está inclusa. Por isso, a Campanha de Multivacinação vem para fazer esse resgate a fim de garantirmos a proteção do público específico, pois são as vacinas aplicadas na infância que protegem a pessoa quando na fase adulta, assim como em todo o seu ciclo de vida”, ressaltou.