Governo investe na oferta de cirurgias ortopédicas à população da Região dos Lençóis Maranhenses

O Governo do Estado está investindo no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB), referência em alta complexidade na Região dos Lençóis Maranhenses, para ampliar o acesso da população a cirurgias ortopédicas. A aquisição de Haste Intramedular Bloqueada, utilizada para tratamento de fraturas em ossos médios e grandes como o fêmur e a tíbia, possibilitará redução no tempo das cirurgias e na recuperação dos pacientes na unidade.

O diretor administrativo do Hospital Regional de Barreirinhas, Adler Gomes Leitão, conta que a unidade sempre realizou cirurgias ortopédicas, só em 2020 foram 791 procedimentos. A aquisição do material, a Haste Intramedular Bloqueada, agiliza o atendimento à população.

“Hoje nós temos o material na unidade, o que irá reduzir o tempo de internação desse tipo de cirurgia. Nós realizamos a média de três cirurgias ortopédicas por dia. Agora, com essa nova forma de fazer, pretendemos aumentar o número diário de procedimentos e diminuir a quantidade de tempo que o paciente irá permanecer no leito”, ressalta o diretor Adler Gomes.

O principal objetivo da Haste Intramedular é reduzir, alinhar, estabilizar e fixar diversos tipos de fraturas. O material é utilizado na realização de procedimentos de fixação óssea, através de bloqueio intramedular, e serve como elemento estrutural dentro do canal medular de ossos longos, de modo a estabilizar fraturas e pseudoartroses simples ou complexas, a fim de proporcionar a consolidação óssea de maneira mais fisiológica possível.

Investimentos

O Hospital Regional de Barreirinhas vem recebendo uma série de investimentos para melhor atender a população da Região dos Lençóis Maranhenses. No início do ano, a unidade recebeu 12 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo dois de isolamento. O hospital agora conta também com o serviço de neurocirurgia para assistência de emergência ao paciente com trauma craniano.