Governo instala Auditório e Centro de Documentação do Conselho Estadual de Educação

Em comemoração aos 60 anos do Conselho Estadual de Educação (CEE), a entidade recebeu, nesta sexta-feira (4), o Centro de Documentação do Memorial, denominado Maria José Palhano Ramos, e o Auditório, José Maria Ramos Martins. Os dois homenageados são ex-conselheiros que com notório saber e militância em defesa da Educação maranhense. 

Participaram da solenidade a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira; o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a presidente do CEE, Soraia Raquel, conselheiros de Educação, familiares dos homenageados e servidores do CEE. 

“Há pessoas que deixam seus legados. Isso é imortal, sobretudo na Educação. Homenagear Maria José Palhano e José Maria Ramos é prestar um devido reconhecimento a dois expoentes grandiosos da Educação do Maranhão. O governo Carlos Brandão segue firme no protagonismo da Educação como área prioritária de sua gestão e hoje faz isso homenageado valorosos educadores que já se foram, mas deixaram um legado importante para o estado”, realçou a secretária Leuzinete Pereira da Silva. 

O Centro de Documentação do CEE/MA foi criado pela Resolução nº 054/2022, que institui, também o Memorial do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. O Centro de Documentação do Memorial do Conselho tem entre suas atribuições a guarda e preservação do acervo histórico do CEE, que é composto por exposição permanente e provisória, material documental físico, digital, iconográfico, e audiovisual de caráter histórico, adquirido por doação, cessão e empréstimo.

“É uma homenagem a ex-conselheiros que prestaram valiosos serviços à Educação. O Centro foi constituído para organizar os trabalhos do memorial do Conselho Estadual de Educação, que visa resgatar todo a história desses sessenta anos. Portanto, hoje é um momento de grande alegria para todos nós”, destacou Soraia Raquel. 

Conforme Resolução do CEE, o Centro também poderá realizar acordos de Cooperação Técnica e seu acervo pode ser constituído por meio de doação, legado, cessão, patrocínio ou transferência, observada a relevância e finalidade do mesmo para a missão e os objetivos do Memorial do Conselho Estadual de Educação.  

Memorial

O prédio que sedia o CEE foi totalmente reformado e entregue em fevereiro desde ano com investimentos na ordem de R$ 1.699.761,42. A entidade educacional ganhou arquivo digitalizado e um memorial contando sua história com os marcos legais, resoluções, regulamentações, equipamentos antigos, até uma galeria de ex-presidentes do órgão.