Governo inicia o mês de agosto com ações voltadas para reflexão sobre a primeira infância
Iniciou nesta segunda-feira (2) a programação em alusão ao Mês da Primeira Infância. No Maranhão, a ação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, e pelo Comitê Estadual Intersetorial do Programa Criança Feliz.
A solenidade de abertura foi realizada através do canal do YouTube da Sedes e contou com a presença dos principais atores responsáveis pela promoção da segurança das crianças na primeira infância, entre eles, representantes das Secretarias de Estado de Saúde (SES), da Educação (Seduc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, reforça que as atividades presentes na programação estadual têm por finalidade promover e disseminar uma agenda estadual integrada de diálogos e debates sobre a temática da Primeira Infância, envolvendo diversos atores, incluindo os órgãos do Poder Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e entidades representativas de defesa da criança e adolescente.
“Estamos iniciando uma programação que vai até o final deste mês, com o propósito de promover debates e diálogos voltados para ações conjuntas com diversos atores sociais na perspectiva de promover a proteção integral na primeira infância. O Maranhão tem avançado nesta perspectiva e a cada ano o Comitê Estadual tem avançado mais em ações integradas”, disse Márcio Honaiser.
Criança Feliz
O Programa Criança Feliz visa o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a primeira infância e é destinado a gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva.
Na solenidade de abertura, a secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, destacou as ações que o Governo do Maranhão vem realizando, ao longo das últimas décadas, para políticas públicas, na perspectiva de promover a proteção integral na primeira infância.
“É gratificante participar desse momento coordenando a programação estadual da Primeira Infância. Investir na primeira infância é garantir um presente com proteção a essa fase peculiar de desenvolvimento, construindo oportunidades para uma geração futura não violenta, com potencialidades emocionais, educacionais e sociais”, comentou Margarete Cutrim.
Neste primeiro dia do evento, foram lançadas as campanhas: Promoção e Proteção no Aleitamento Materno, Agosto Dourado e a Campanha Estadual de Mobilização pela Certidão de Nascimento.
Durante todo o mês de agosto acontecerá uma vasta programação. Ainda para esta semana estão previstos: diálogos, painéis e encontros, objetivando o debate e a promoção das ações integradas para a Primeira Infância.