O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo incentiva continuidade da vacinação contra a Covid-19 no Maranhão

Para garantir o reforço na proteção dos maranhenses contra a Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue incentivando a continuidade da vacinação contra Covid-19 com a aplicação da quarta dose. A quarta dose da vacina, que desde janeiro já está disponível para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, tem agora como público-alvo idosos acima de 80 anos. No Maranhão, espera-se que cerca de 23,2 mil idosos sejam vacinados.

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada quatro meses após a aplicação da terceira dose. Para a vacinação, o público-alvo deve buscar os postos de vacinação municipais espalhados por todo o Maranhão.

Na rede estadual de saúde, o Governo do Estado mantém o posto de vacinação no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Anil, o antigo Cintra. A sala de vacinação do IEMA/Cintra funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A aposentada Maria Raimunda Neves de Sousa, de 81 anos, não perdeu tempo e compareceu, nesta segunda-feira (4), na sala de vacinação do IEMA/Cintra. Dona Maria destacou a importância da continuidade das doses de reforço contra a Covid-19.

“Tomar a vacina contra a Covid-19 é muito importante para a saúde da gente e das outras pessoas que convivem conosco. Eu gosto de tomar vacina, todas que vierem eu estou tomando, se tiver a quinta, sexta e sétima doses e eu estiver viva até lá, irei tomar todas”, disse a aposentada.

Influenza

Os idosos de 60 anos ou mais fazem parte do público-alvo de vacinação contra a Influenza. Em uma nova orientação, o Ministério da Saúde eliminou o intervalo de 14 dias entre as doses e autoriza que as vacinas da Covid-19 e da gripe podem ser aplicadas até no mesmo dia, caso haja oportunidade.