Governo entrega nova frota do Programa Travessia e amplia acessibilidade às pessoas com deficiência
O Governo do Maranhão deu um passo significativo em direção à promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesta quinta-feira (21), foi entregue a nova frota do Programa Travessia, ação coordenada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). São nove veículos adaptados, ampliando assim a capacidade de atendimento e garantindo a mobilidade deste público, em atividades essenciais do cotidiano como saúde, educação, trabalho e lazer. Os veículos vão atender ao público de São Luís. A entrega marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
O governador Carlos Brandão destacou a importância desse macro programa de acessibilidade. “O Programa Travessia é um dos mais bem avaliados do Brasil e isto é motivo de orgulho para o Maranhão. Nosso compromisso é torná-lo acessível a muito mais pessoas. Por isto, estamos entregando veículos novos, totalmente adaptados e que vão dar mais dignidade para as pessoas com deficiência. Esta é uma das diversas ações do nosso governo para garantir mais acessibilidade e inclusão para todos”, disse.
Na solenidade, o governador Carlos Brandão anunciou um novo programa para a distribuição de cadeira de rodas, reforçando a política de inclusão e acessibilidade. O programa será coordenado pela MOB, que fará a identificação e cadastramento das pessoas que serão beneficiadas. Já aquisição das cadeiras de roda será feita por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Novas vans
Os novos veículos são equipados com recursos que possibilitam o acesso e o transporte seguro das pessoas com deficiência, tornando mais facilitadas as tarefas cotidianas. São cinco veículos adaptados para cadeirantes e com deficiência visual; dois regulares para pessoas com neurodiversidades e idosos; e duas Spins para crianças com hidro e microcefalia e pessoas com deficiência que fazem hemodiálise.
“O Programa Travessia não se limita apenas a disponibilizar transporte, mas garante que as pessoas com deficiência tenham autonomia para se deslocarem e participarem, plenamente, da vida social. É um exemplo de inclusão, que vai além da infraestrutura, tendo reflexo na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas”, destacou o presidente da MOB, Adriano Sarney.
A entrega dos novos veículos representa um passo importante na busca pela inclusão e igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência e reforça o compromisso do governo estadual com a promoção da acessibilidade. “O Programa Travessia mostra que é possível construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham a oportunidade de participar plenamente da vida em comunidade”, reforça a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho.
Para os usuários, o Programa Travessia é mais do que um meio de transporte. É um instrumento de independência, que facilita a vida. O auxiliar administrativo Richard Brito, pai do Samuel, que é autista e beneficiário do programa, compartilhou sua experiência e satisfação com o serviço. “Antes, tínhamos um custo para possibilitar as atividades de rotina ao nosso filho, principalmente, para as terapias dele. Com o Programa Travessia conseguimos dar mais autonomia ao nosso filho, o que faz toda a diferença na nossa vida”, disse.
Lançado em 2016, o Programa Travessia realiza a média de 400 viagens diárias, atendendo mais 11 mil pessoas com deficiência, em todas as regionais do Maranhão. E a auxiliar administrativa Karol Reis, 31 anos, é uma das primeiras beneficiadas.
“Eu estive na solenidade de lançamento do programa e estou muito feliz de estar aqui hoje novamente. Este programa tem me propiciado ir para minhas atividades profissionais, de saúde, mas o maior benefício é nos levar para as atividades de lazer, pois isso traz um benefício enorme para a nossa autoestima”, afirmou Karol Reis.
Inclusão
Implantado em 2016, o Programa Travessia está presente em 45 cidades do Maranhão, distribuído em 13 regionais – São Luís, Imperatriz e Açailândia, Pinheiro e Bacabal, Timon e Caxias, Codó, Matões do Norte, Presidente Dutra, Caxias, Santa Luzia do Paruá e Balsas. Atende em quatro modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade.
A iniciativa proporciona o ir e vir para atividades diversas – estudo, trabalho, prática esportiva, tratamento de saúde, lazer e outros – a este segmento da população. São 29 veículos, incluindo 17 vans adaptadas para cadeira de rodas, quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia, sete vans convencionais para o transporte de idosos e pessoas em tratamento de saúde e uma para pessoas com