Governo entrega Farol do Renascença totalmente revitalizado e instrumentos musicais para escolas da rede estadual

A agenda desta quinta-feira (17) começou com o propósito de intensificar a música na vida de adolescentes e jovens de escolas públicas da rede estadual. O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma), entregou 24 kits de instrumentos musicais e acessórios, beneficiando 24 escolas, em 19 municípios maranhenses, de todas as Regionais de Educação do estado. A ação faz parte do Projeto Escola Musical.

A solenidade, realizada no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís, contou com as presenças do vice-governador Carlos Brandão; do secretário de Educação, Felipe Camarão; do secretário de Cultura, Anderson Lindoso; e de gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs).

Para o vice-governador Carlos Brandão, as entregas na área da educação são sempre motivo de muito orgulho e alegria. “Esse é o tipo de entrega que me emociona e me enche de energia, pois são equipamentos que impactam de maneira muito positiva a vida dos jovens, promovendo o acesso à cultura e educação de qualidade, que é um direito de todos, mas que antes era restrito a poucos”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a manhã festiva e de celebração que contou com entrega de kits musicais para escolas e a reforma de uma biblioteca pública. “Mais entregas importantes do governo Flávio Dino. Com os kits musicais, centenas de estudantes de vários municípios maranhenses serão beneficiados e com a reforma da biblioteca, além de estudantes, toda a comunidade do entorno também é beneficiada, pois é um equipamento aberto ao público, que visa estimular a leitura e o conhecimento. Ficamos muito felizes em poder investir na educação e na cultura de nosso estado, grandes vetores de transformação e desenvolvimento social”, declarou o secretário.

“Essa é uma parceria para levar arte e cultura para nossas escolas, para nossos estudantes, para que possam ter acesso ao ensino de música gratuita em todo o estado, incentivando a realização de cursos regulares de iniciação e formação musical, com aulas práticas e teórica com diversos instrumentos. O projeto já entregou milhares de instrumentos musicais e o governo continuará criando oportunidades para a juventude do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

“Os nossos estudantes precisam muito de ações como essa. Um dos nossos clubes de protagonismo é o Clube de Música e esses instrumentos serão extremamente úteis para que eles desenvolvam suas competências interdimensionais. Somos muito gratos ao Governo do Maranhão”, pontuou Elioenai Brasil, gestora do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, de Pedreiras.

“Estou aqui muito feliz, porque a formação de uma banda de música era um anseio muito antigo da escola e, agora, podemos realizar esse sonho. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino, que sempre tem olhado com muito carinho para a educação do nosso povo. E, de forma muito especial, agradecer ao meu querido secretário Felipe Camarão que sempre está nos municípios, ajudando e trabalhando por uma educação de qualidade”, disse Pedro Silva, gestor geral do C.E. José Ribamar Marão, em Alto Alegre do Maranhão.

Cada kit é composto por 13 instrumentos musicais como: trombones, trompetes, tuba, bumbo de marcha, dentre outros, além de 14 estantes de partitura. Totalizando 312 instrumentos e 336 estantes de partitura.

Entrega do Farol do Saber do Renascença 

Outra entrega realizada nesta quinta-feira (17) foi do Farol do Saber Genoveva Pia, no bairro Jardim Renascença, totalmente revitalizado. A obra recebeu investimentos na ordem de mais de R$ 153 mil, que garantiram a recuperação total do Farol, incluindo novos layout ao prédio, cobertura, instalação de forro de PVC, instalação elétrica, esquadrias, revestimento, além acessibilidade, serviços de paisagismo e aquisição de nova mobília.

Esta é a segunda reforma feita pelo governo Flávio Dino na biblioteca. Em 2016, o Farol do Saber já havia passado por uma pequena reforma emergencial, para garantir o funcionamento do mesmo. Mas, agora, o equipamento está adequado ao atual formato proposto para este tipo de biblioteca pública no Maranhão.

O Farol recebeu, ainda, mais de 230 novos títulos adquiridos por meio de parceria entre a Seduc e a Secma, que agora podem ser utilizados pela comunidade escolar e a população em geral.

O Centro de Ensino Renascença que também está sendo reformado e será entregue em breve, é a escola madrinha do Farol. Mariza Nobre, gestora da escola, lembrou que o Farol está aberto para a comunidade, que pode usá-lo para empréstimos de livros, assim como ambiente de leitura. Vale lembrar que nesse momento, devido à pandemia, os usuários deverão respeitar protocolos sanitários em prevenção à Covid-19.

“Esse é um espaço de muita importância para a comunidade do C.E. Renascença, como também para a comunidade em geral, pois as pessoas utilizam esse espaço para a leitura, para o conhecimento. Então, é de grande valia esse espaço que está sendo entregue hoje. Nós agradecemos ao Governo do Maranhão e ao secretário Felipe Camarão”, destacou a gestora.

Pareceria com a Vale 

Ainda nesta quinta-feira, a Seduc e a empresa Vale formalizaram parceria para investimentos na área da educação, como a construção de novas escolas públicas, entrega de Laboratórios Técnicos para escolas, assessoria técnico-pedagógica, dentre outras ações que beneficiarão diversos municípios cortados pela estrada de Ferro Carajás.

O gerente executivo da Ferrovia da Vale, João Falcão, ressalta a importância da parceria que já vem sendo desenvolvida há algum tempo entre o poder público e a iniciativa privada.

“É um grande orgulho para nós assinarmos simbolicamente esse acordo, que já vem sendo trabalhado há algum tempo, e tem diversas frentes, que vão desde investimentos em equipamentos para os laboratórios, reforma e construção de escolas, rotas literárias, consultoria pedagógica, dentre outras. A Vale está no estado há mais de 35 anos e queremos que a sociedade se desenvolva, então para nós a educação é um fator fundamental. Se estamos instalados no Maranhão, queremos que o estado se desenvolva e esse desenvolvimento vem das pessoas”, reforçou João Falcão.