Governo do Maranhão lança selo Sisan “Mais Segurança Alimentar”

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), lançou nesta quinta-feira (25), o Selo Sisan – “Mais Segurança Alimentar”. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (26). Cerca de 74 municípios adesos ao Sisan estão aptos a concorrerem.

O objetivo é incentivar os municípios a avançarem, de forma positiva, em relação ao fortalecimento e organização da Política de Segurança Alimentar Nutricional (PSAN). 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Socais e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (Caisan/MA), Márcio Honaiser, o Selo Sisan irá contribuir com o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios. “Garantindo que, aqueles que estão lá na ponta, que é a população, tenha acesso a uma alimentação saudável e nutricional de qualidade”, explica o secretário.

“Nossa meta é ter o Selo Sisan como um grande aliado para os municípios e para que possamos realizar uma Política de Segurança Alimentar cada vez mais forte e consolidada, como ferramenta de desenvolvimento social no Estado”, completa Márcio Honaiser.

Márcio Honaiser ressalta que o Selo Sisan se constitui na proposta de ações a serem realizadas por meio dos municípios adesos ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, através da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, com vistas a assegurar equipamentos para o órgão gestor da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), nos municípios.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, explica que o lançamento do Selo Sisan foi uma estratégia encontrada pela Sedes como forma de fomento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios adesos ao Sisan. 

“A expectativa com relação à participação dos municípios ao lançamento do Selo Sisan foi além do esperado, pois atravessamos um momento difícil, mesmo assim, os gestores veem se mostrando interessados em avançar na Política de Segurança Alimentar, que também é importante”, afirma Lourvídia Caldas. 

Selo Sisan

Os 74 municípios adesos ao Sisan que participarem da premiação serão contemplados com uma placa de reconhecimento. Já o vencedor do primeiro lugar receberá como premiação um computador completo, além da placa de reconhecimento. 

A secretária de Assistência Social do município de Paço do Lumiar, Maria Helena Veiga, fala que o Selo do Sisan é de suma importância, pois o município vem trabalhando na transversalidade dessas políticas públicas para garantir, para a população, o acesso a essas políticas, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19.  

Os critérios de avaliação serão realizados por etapas, sendo que a premiação dos municípios tem data prevista para o dia 22 de outubro deste ano em curso.