Governo do Maranhão lança edital de seleção para Programa de Certificação em Gestão Pública

Com o objetivo de disseminar o conhecimento em gestão pública e garantir a formação profissional dos servidores públicos estaduais, o Governo do Maranhão, por meio da Escola de Governo (EGMA), lançou nesta sexta-feira (11) o Edital de Seleção para o Programa de Certificação em Gestão Pública. O programa foi instituído pelo governador Flávio Dino, através do Decreto Nº 35.825, de 15 de maio de 2020.

A certificação destina-se prioritariamente a servidores públicos que ocupem cargos de direção no assessoramento nas secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta do poder executivo estadual. O curso será realizado sem ônus para os servidores ou agentes públicos estaduais. As inscrições serão realizadas no período de 14 a 20 de setembro, somente por meio eletrônico: egma.ma.gov.br.

Ao todo são 50 vagas destinadas à formação de agentes públicos que: tenham nível superior em qualquer área de formação; atuem comprovadamente como gestores estratégicos das secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta do poder executivo estadual; tenham interesse em desenvolver competências e habilidades voltadas inovação e modernização da administração pública; tenham interesse na qualificação em gestão pública e na preparação para atuação em funções estratégicas de governo.

O programa foi idealizado pela EGMA para aperfeiçoar gestores públicos. Dentro do processo de formação, os servidores estaduais serão incentivados ao desenvolvimento de novas competências. Além de aprimorar a formação dos agentes públicos, a certificação visa incentivar a atuação dos gestores como protagonistas na elaboração das políticas públicas, sobretudo, àquelas que integram a agenda estratégica de governo e demandam conhecimentos e habilidades específicas.

Processo seletivo

O processo seletivo será desenvolvido por meio da análise da documentação exigida no edital. A seleção dos candidatos/as será realizada pela Comissão de Seleção designada pela diretoria da EGMA.

Aulas

O curso será oferecido na modalidade presencial, porém em virtude da pandemia de Covid-19, as aulas poderão acontecer inicialmente por meio virtual, através da plataforma da Escola de Governo no endereço: www.ead.egma.ma.gov.br.

Carga horária

Com carga horária de 100 horas, o curso será composto por 4 módulos e 10 disciplinas obrigatórias, que deverão ser cursados em até 3 meses. Além da carga horária de 100 horas, após o término das disciplinas, o cursista deverá fazer o Exame de Certificação. O curso tem previsão para iniciar no dia 22 de outubro de 2020, conforme o cronograma do edital de seleção.

Certificado

O curso será oferecido e certificado pela EGMA sob o título de Certificação em Gestão Pública. Para a obtenção do título é necessário que o aluno cumpra todas as exigências relativas à frequência, à avaliação e à aprovação no exame de certificação, definidas nos documentos orientadores e normativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.